CIRCULAR Nº: 22/2018 - X Retiro Latino-Americano de AVVD


ASSOCIAÇÃO A VERDADEIRA VIDA EM DEUS - BRASIL



CIRCULAR Nº: 22/2018

Data: 29 de novembro de 2018



X Retiro Latino-Americano de AVVD

Buenos Aires, Argentina, 15 a 19 de novembro de 2018

X Retiro Latino-Americano de AVVD
Alguns dos participantes do X Retiro Latino-Americano de AVVD


Reflexão de Boas Vindas

A paz de Jesus Cristo esteja conosco.

Boa tarde, meus queridos irmãos e irmãs. É uma alegria estar com todos vocês que vieram de tantos lugares, atravessando fronteiras para atender ao chamado do Espírito Santo para nos fortalecer e nos renovar nestes cinco dias que estaremos reunidos em nome do Senhor, onde compartilharemos nossas experiências e, certamente, o Espírito Santo nos inundará com Seu Amor para nos dar a coragem para renovarmos nosso compromisso ao chamado que recebemos pelo próprio Jesus a sermos fiéis discípulos desta maravilhosa Obra, A Verdadeira Vida em Deus.

Em nome de todos os brasileiros que aqui estão, agradeço aos nossos queridos irmãos argentinos pela calorosa acolhida e por todo o carinho que estamos recebendo. Queremos parabenizá-los pela iniciativa e a coragem de sediar o X Retiro Latino-Americano, numa época marcada por tantos acontecimentos desafiadores em que estamos atravessando em nossos países, principalmente os países latino-americanos, alvos de ideologias políticas e crises sociais, culturais, econômicas e religiosas.

Mas, é preciso reconhecer que existe um motivo muito especial para que Jesus determinasse que este Retiro fosse no vosso país. O Espírito Santo tem soprado em nossos ouvidos e inflamados nossos corações, porque neste solo sagrado Deus escolheu um filho muito amado para sentar na cadeira de Pedro com a missão de conduzir a Santa Igreja nestes tempos proféticos: nosso querido e amado Santo Padre, o Papa Francisco. Neste Retiro, temos a missão de rezar muito por ele que sofre por causa de terríveis ataques contra nossa Igreja e também contra a pessoa dele.

Não tenho dúvidas de que Jesus está sinalizando, nesta terra do sucessor de Pedro, que é preciso estar de mãos dadas com a Igreja.

Jesus foi claro quando perguntou à Vassula: "Qual é a mais importante, Minha casa ou a sua casa?" ...depois Jesus disse: "Embeleza Minha Casa, reaviva Minha Casa". Portanto, entendo que há dois sentidos nesse pedido de Jesus.

O primeiro, representa todos nós que somos templos vivos de Deus e o Espírito Santo deseja habitar neste templo. Então, temos que embelezar nossas almas com as coisas do alto e reavivar nossa existência aqui na terra, sendo instrumentos de Deus, verdadeiros e fiéis discípulos.

O segundo, Jesus se refere à nossa amada Igreja. Só poderemos embelezá-la e reavivá-la se estivermos realmente refletindo o amor de Deus de todo nosso coração. Sempre atentos como as virgens prudentes que foram encontrar o noivo, segundo a parábola onde o Nosso Senhor exorta a um espírito de vigilância.

Nós não poderemos reavivar a Igreja se não estivermos ligados a ela, e para isso temos que estar dispostos a nos doar, servindo noite e dia, como fazia a profetisa Ana. Nos alegrar com ela, sofrer com ela, servindo com um amor sacrificial nos trabalhos e ministérios, onde daremos testemunho de comunhão, unidade e uma autêntica vida apostólica. Porém, nunca devemos nos esquecer da obediência e espírito de comunhão com os seus representantes legítimos, nossos queridos sacerdotes.

Os céus se alegram mais pela salvação de um pecador do que por muitos justos que não precisam de conversão. Embelezar a Casa de Jesus é trazer almas pecadoras para a luz da vida eterna.

Lá no início, o Pai Eterno pediu à Vassula um presente muito especial, seria a única coisa que pertenceria somente a ela, sem que tivesse vindo de Deus: a sua VONTADE. São muitas as citações nas Mensagens de AVVD que Jesus nos pede que ofereçamos nossa VONTADE. Ele diz que devemos oferecer todos os dias a nossa VONTADE.

Jesus diz: “faço uso daquilo que Me ofereceste, alma; não faço uso de tua vontade, a não ser que, a Mim, tu A ofereças; confia em Mim; tem sempre fé em Mim, pois Eu sou o mais Meigo..."(AVVD-26 de outubro de 1989).

A nossa vontade é tudo que temos para Lhe oferecer e Ele quer que lhe entreguemos na liberdade e por desejo próprio, em cada momento de nossas vidas. Esta é a única forma que Ele pode nos usar como instrumento de Sua Santa VONTADE.

Queremos fazer a Vontade de Deus, mas às vezes prevalece a nossa vontade. Por isto, é necessário morrermos para nós mesmos, entregando a nossa VONTADE a Ele.

É importante relembrar também que o lema da AVVD é "pagar o mal com amor". Só assim conheceremos o Verdadeiro Amor, fazendo o bem para qualquer que seja e sempre usando a graça do perdão e da caridade. Ninguém pode dizer que tem intimidade com Deus sem primeiro se despojar das coisas que nos separam do amor Dele e, principalmente, senão usarmos da caridade com os nossos irmãos mais necessitados.

Jesus confiou aos cuidados da família AVVD uma das mais belas pedras preciosas que Ele mesmo fez questão de lapidar para presentear Sua Amadíssima Mãe. Estou me referindo às Beth Myriam.

Como estamos cuidando desta pedra preciosa?... Estamos cuidando como Jesus deseja?... Qual é o nosso limite ao desapego e qual o grau de caridade que conseguimos atingir, para que estas pedras preciosas brilhem aos olhos de Jesus? Para estas perguntas, até o fim deste Retiro, temos que ter em nossos corações as respostas para agirmos com a maturidade da fé, ou seja, nos responsabilizarmos dando maior atenção a esta pedra lapidada que Jesus nos confiou, as Beth Myriam.

Meus irmãos e minhas irmãs, as verdadeiras obras de Deus são acompanhadas por um grau elevado de santidade que exige de nós muitos sacrifícios e desapegos, não tem outro caminho.

Creio firmemente, assim como todos vocês, que AVVD é uma Obra cujo Autor é o próprio Jesus, a qual Ele chama de “Meu Hino de Amor” desejada por Deus para estes tempos.

É notória também em Suas Obras a presença da Sua Misericórdia para os que são chamados a trabalhar nelas.

Percebo que no início de nossa caminhada, o Espírito Santo nos dá a graça e convence nosso coração da necessidade da conversão; depois, por meio da oração pessoal e contemplação, nos lava e nos purifica, através do arrependimento de nossas faltas cometidas, até chegarmos a uma intimidade pessoal com Ele; por último, nos dá a graça do perdão pelo Sacramento da Reconciliação, mas sobretudo a graça de podermos apagar muitos de nossos pecados através da caridade que é a essência de uma fé verdadeira e sólida. A caridade cobre uma multidão de pecados. Se não tivermos caridade, vã será a nossa fé. Deus deixa isto bem claro nas Escrituras.

Para que as Associações de AVVD possam dar frutos em suas nações, é necessário fortalecermos os três principais carismas da Obra que são:

Evangelização ─ Divulgação das Mensagens através de diversas oportunidades e levar as pessoas a darem uma resposta de amor ao grande Amor de Deus; atender seu pedido de promover a Unidade dos Cristãos e a propagação da devoção aos Dois Sagrados Corações.

Grupos de Oração – Todos que pertencem à Obra AVVD, necessitam de uma vida intensa de oração. Os grupos de oração são os alicerces que mantêm a Obra viva e por isto todos, sem exceção, que caminham com esta Obra deveriam estar num grupo de oração e/ou formar um grupo de oração.

Beth Myriam – Aí eu vejo o quanto Jesus nos ama! Ele nos pede que formemos as Beth Myriam para praticarmos o amor através da solidariedade, e assim Ele saberá se realmente Suas Mensagens atingiram nossos corações e nossas almas. A caridade é o termômetro que mede a nossa fé. Se algum de nós quiser saber como anda a sua fé, é só olhar o quanto usamos da caridade para com nossos irmãos. Lembrando que a caridade não é somente na parte financeira, temos a caridade da escuta, a caridade do aconselhamento, caridade de visitarmos os enfermos, caridade de levarmos também o alimento para a alma daqueles que necessitam. Enfim, sermos para o outro um porto seguro.

Os países que não tiverem este devido cuidado com estes três principais carismas da AVVD, a Obra dificilmente se perpetuará naquela Associação.

Cada um de nós que está aqui participando deste X RLA de AVVD, somos bem-aventurados e é motivo para nos alegrarmos porque Deus achou graça em nós nos chamando para fazer parte desta Obra de AVVD.

Quero encerrar com um pedido muito especial de Jesus que diz respeito a todos nós: "estabelece Nossas Beth Myriam onde puderes; levanta os oprimidos e ajuda os órfãos; protege-Me, resgata-Me da sarjeta, abriga-Me e alimenta-Me, alivia Meu fardo e Minha fadiga, apoia-Me e encoraja-Me, mas, acima de tudo, ama-Me; tudo o que fazes ao menor de Meus irmãos, tu o fazes a Mim..."(AVVD-27 de março de 2002).

X Retiro Latino-Americano de AVVD - dinâmica
Participantes do X Retiro Latino-Americano - realizando uma dinâmica



Que Deus nos abençoe.



Leonardo Cesar Harger
Contato Nacional

Site oficial:
www.tlig.org/pg.html
Site AVVD Brasil:
www.avvdbrasil.org.br
Rádio TLIG:
www.tligradio.org/pt