A VERDADEIRA VIDA EM DEUS - BRASILAVVD-BRASIL

"Embelezai a Minha Casa, com a vossa devoção ao meu Sagrado Coração e ao Coração Imaculado de vossa Mãe;"
(AVVD-05 de outubro de 1991)

"Embelezai a Minha Casa, com a
vossa devoção ao meu Sagrado
Coração e ao Coração Imaculado
de vossa Mãe;
"
(AVVD-05 de outubro de 1991)

RETIRO NACIONAL
RETIRO NACIONAL

Realizado entre 08 a 10 de junho de 2018
Casa de Oração - Filippo Smaldone
Casa de Formação "Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações"
SGAN Quadra 911 Modulos C-D W5. 70. 790 - 110 - BRASÍLIA - DF.

"venho até vós, Meus esfomeados cordeiros, venho reunir-vos todos no calor de Meus Braços"
(AVVD-19 de junho de 1989)

Realizado entre 08/06 e 10/06/2018
Casa de Oração - Filippo Smaldone
SGAN Quadra 911 Modulos C-D W5. 70. 790 - 110 - BRASÍLIA - DF.

"venho até vós, Meus esfomeados cordeiros, venho reunir-vos todos no calor de Meus Braços"
(AVVD-19 de junho de 1989)

Realizado entre 08/06 e 10/06/2018
Casa de Oração - Filippo Smaldone
SGAN Quadra 911 Modulos C-D W5.
70. 790 - 110 - BRASÍLIA - DF.

"venho até vós, Meus esfomeados
cordeiros, venho reunir-vos todos
no calor de Meus Braços
""
(AVVD-19 de junho de 1989)

SEXTA-FEIRA - 08/06/2018 - 1o DIA

"... bem-aventurados os que fazem a Vontade de Meu Pai no Céu, porque as portas de Meu Reino se abrirão para recebê-los; bem-aventurados Meus vasos de luz que transmitem Minha Palavra e difundem Minhas Mensagens dadas a vós por Meu Espírito Santo, porque muito de vossos pecados serão perdoados; vinde;"
(AVVD-16 de maio de 1990)


Sagrado Coração de Jesus

(Festa do Sagrado Coração)

Sagrado Coração de Jesus?

Eu sou; hoje, Meu Sagrado Coração chama todas as nações para ouvir Minha Voz: Eu sou Amor, Eu sou Paz, Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; não há outro Refúgio para a salvação de vossa alma a não ser Meu Sagrado Coração; filha, escreve Comigo a oração que te ditei no ano passado;

Ó Sagrado Coração de Jesus, ensinai-me Vossos Caminhos;
Sagrado Coração de Jesus, guiai-me pelo Caminho da Integridade,
afastai-me do maligno
e não me abandoneis à sua vontade;
Sagrado Coração de Jesus, sede minha Rocha Protetora,
pois sois meu Refúgio,
fazei com que Vosso Amor e Paz me guiem e me guardem;
amém;

AVVD-01 de junho de 1989


Embalados pelo tema: "Embelezai a Minha Casa com a vossa devoção ao meu Sagrado Coração e ao Coração Imaculado de vossa Mãe;" (AVVD-05 de outubro de 1991), todos os presentes são acolhidos pelo Amor do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Apresentamos aqui, simplificadamente, parte das principais atividades realizadas no nosso Retiro Nacional, que realizamos em Brasília, no período de 08 a 10 de junho de 2018. Para os nossos irmãos que não puderam ser fazer presentes, podem encontrar aqui um repositório de imagens e transcrições de homilias e de testemunhos, que podem servir de estímulo para uma aproximação maior desta Obra, o Hino de Amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Margarida
Organizadora e Coordenadora do Retiro


Leonardo Cesar Harger
Contato Nacional

A emoção do reencontro foi marcante na sexta-feira, a abertura do Retiro Nacional de Brasília. Os amigos de longe, os de perto, os que compareciam pela primeira vez a um evento como o realizado de A Verdadeira Vida em Deus; além daqueles que não perdem uma oportunidade para estarmos juntos e partilhamos o Amor de Deus em nossos corações, especialmente nesse dia que se comemora o Dia do Sagrado Coração de Jesus. Parabéns à todos os presentes. Em nossas orações estarão os nossos irmãos que não puderam comparecer, especialmente.

Neste dia tivemos a acolhida, adoração, reflexão sobre os grupos de oração, sobre as Casas de Maria, os testemunhos do padre Josep, Marina, reflexão sobre testemunhos e evangelização, missa e outros testemunhos.


08/06/2018 - 14:00h. - Acolhida, adoração, abertura.

Casa de Oração - Filipe SmaldoneApós a recepção e instalação nas dependências da Casa de Formação "Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações", os participantes do retiro confraternizaram-se. Deslocaram para o auditório, onde as atividades seriam realizadas.

O dia foi repleto de atividades. Tivemos a acolhida, adoração ao santíssimo, reflexão sobre os grupos de oração - com a Paulina, sobre as Casas de Maria - com Berenice, Sônia e Divanir, os testemunhos do padre Josep, Marina, reflexão sobre testemunhos e evangelização - com Margarida, missa - com Dom Terra e demais sacerdotes presentes, e outros testemunhos diversos.

Casa de Oração - Filipe SmaldoneA expectativa para o dia seguinte era grande.


Áudio disponível:


--- Adoração ---


Adoração
Adoração
Apresentação de testemunhas
Margarida, coordenadora do retiro

08/06/2018 - 15:20h. - Grupos de Oração - Paulina.

Paulina, coordenadora dos Grupos de Oração, apresentou-nos a sua reflexão quanto aos Grupos de Oração.

Paulina

Áudio disponível:

--- Grupos de Oração - Paulina ---


08/06/2018 - 16:00h. - Casas de Maria - Berenice, Divanir e Sônia.

Berenice, Divanir e Sônia são, respectivamente, as coordenadores das Casas de Maria Nacional e de Belo Horizonte, de Brasília e de Salvador.

Berenice, Divanir e Sônia

Áudio disponível:

--- Casas de Maria - Berenice, Divanir e Sônia ---


Casas de Maria - Coordenadoras
Casas de Maria - Berenice - Belo Horizonte
Casas de Maria - Sônia - Salvador
Casas de Maria - Divanir - Brasília

08/06/2018 - 17:20h. - Testemunhos - Padre Josep e Marina

Testemunhas

Padre Josep M. C. Fragas e Marina.

Padre Josep M. C. Fragas

Minas Gerais

  O padre Josep M. C. Fragas fez a sua reflexão e deu o seu testemunho sobre a sua experiência com as Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus.

Padre Josep M. C. Fragas

Áudio disponível:


--- Testemunho - Padre Josep ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Testemunho Padre Josep


Testemunho - Padre Josep
Testemunho - Padre Josep
Testemunho - Padre Josep
Testemunho - Padre Josep


08/06/2018 - 18:10h. - Sobre Testemunhas e Evangelização - Margarida

Margarida foi a Coordenadora do Retiro Nacional em Brasília.

Margarida

Áudio disponível:


--- Sobre Testemunhas e Evangelização - Margarida ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Testemunhas e Evangelização - Margarida


08/06/2018 - 20:00h. - Missa - Dom João E. M. Terra

20:00 - Santa Missa, dia do Sagrado Coração de Jesus, celebrada por Dom João E. M. Terra.

Liturgia da Palavra:
[1a Leitura: Oséias 11, 1.3-4.8-9]
Salmo Responsarial: [Is 2]
[2a Leitura: Efésios 3, 8-12.14-19]
Evangelho: [Jo 19,31-37]
"Com alegria bebereis do manancial da salvação."
[Salmo Responsorial]
 

Antífona de Entrada:

Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria. (Sl 32, 11,19)

Oração do dia:

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do Vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber desta fonte da vida, uma torrente de graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo,Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Texto da Homilia foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.

Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo, amém. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Queridos irmãos, queridas irmãs, hoje é uma festa tão linda. É bom de celebrar o tempo Pascal, o tempo mais bonito da liturgia da liturgia da palavra. Lembramos a festa de Pentecostes, o Corpus Christi, a Santíssima Trindade, o senhor da festa, o amor de Deus. Deus é Amor. Deus é Caridade. A santidade de Cristo é o amor. Incessante amar. Hoje é o dono da festa do amor de Deus. O amor de Cristo. O amor do Criador. O amor de Jesus. O amor que se fez carne e nosso irmão. Estamos numa festa, a festa do Coração de Jesus. O coração lépido e sacro, ocorre 856 no antigo testamento. A palavra mais importante da antropologia bíblica. No Antigo Testamento. O coração. Muitas expressões ocorrem no Antigo Testamento. Vou trazer o Salmo, mas fala-me. Coitado do homem que tem um coração impuro. Ó Pai, interrogai, ó Senhor, enfim, sem mim, caminho de iniquidade, conduzir ao caminho da santidade. É o que interroga o Coração ao nosso coração. Estamos em uma encruzilhada. O centro de nossa eidética afetiva para o semita, não é o cérebro; o cérebro é central atemática da filosofia. O coração, não coração, músculo de carne, o coração eticamente é o centro de nossa vida moral; os grandes fatos repercutem no coração. Quando somos recebidos por uma notícia, então com muita dor o nosso coração palpita. Recebemos porque formou-se uma catarse, o nosso coração dispara. Nosso coração está tão simples, é um emblema de nossa vida espiritual, de uma vida com concursal para o coração. Tirarei o coração de carne, o coração de pedra. Dá-me um coração de carne, canta o profeta Ezequiel. Farei uma nova aliança com meu povo não como uma aliança escrita nas pedras, mas como uma aliança esculpida nos corações. Observa também, faça isso faça aquilo, somos peritos pelo Espírito, temos um coração de amor, um coração renovado. E aqui, para o discípulo de Nice: Interrogai-me, Senhor. Dá-me um coração. Essa palavra é tão importante no Antigo Testamento. Muitos Salmos, expressões, falam em coração reto, a retidão do coração; o mérito do coração é sabedoria, é saber amar-se. Saber não é ciência. Ciência se aprende na escola. Quem não tem ciência é ignorante, não tem cultura, não frequentou a faculdade, não conhece isso, é ignorante. Mas, e quanto aos cientistas, com ciência profunda, conhece as leis de cor e salteado, e são falsários, um criminoso. Usa o direito para burlar o direito. Eles adaptaram a ação para colocar suas mãos no dinheiro público. Meu Deus! Esses milhões e milhões de dinheiro na Suíça, aqueles arquimilionários; são doutores. Conhece perfeitamente para ser Ministro da Justiça, e é um relapso. Um falsário. Tem a ciência do direito. Que ele parece. Parece uma pessoa ignorante. Vou fazer uma proposta. Nunca mais me faça essa proposta... Você é doutor? Não! Sou analfabeto. Mas, conheço o direito. Mais do que isso eu não faço. A ciência do direito quem tem, a retidão de coração, Eis o que é sabedoria. Retidão de coração. Quantas pessoas ignorantes, analfabetas, e tem a sabedoria imensa. Quantos cientistas, menciono professoras, pedagogia análoga ao espírito. Conhece de coração todas as leis da didática e da pedagogia, na casa dela os seus filhos são viciados, maconheiros. Oh, meu Deus! Do que que adianta a ciência em seu rola na ladeira... pobrezinha. Na casa dela, 13 filhos, que filhos, meu Deus! De onde ela tirou a ciência; não tirou ciência nenhuma não. Tirou a sabedoria, que é um dom do Espírito Santo, que é derramado em nossos corações, e tudo sobre o que apresenta a liturgia da palavra. Cada página fala do Amor. Fala mais do direito. Mas, o profeta Amós é o profeta do Amor. Do Amor de Deus, do amor sofrido. Na sua casa, a sua esposa se prostituiu. Ele sofre. Sofre e faz tudo para reconquistar o amor da esposa querida. E fala, então de Deus. Meu Coração é como uma criancinha, que tomei pelas mãos. É o ... pedagogo. Que sofria. Pegou no colo. Pegou o Deus que entrega o seu corpo de Deus a Efraim, no Egito. Carregou no seu colo. Carinho de Deus com esse povo, que sofria esperando o amor de Deus. Um povo rebelde. Um povo que desafiou o amor de Deus. E ainda se queixa..., meu Deus, que se queixa, da falta de amor. Eu senti isso, quanta gente se queixa... ...em sua casa e não prosseguir. E Jesus fracassou. Não conseguiu reunir... uma galinha pega seus filhotes... não pode seguir. E ainda se queixa e vai se queixar outras vezes. Coração ferido, coração amargurado. Por isso nós temos a devoção ao coração de Cristo. Nós podemos adorar o caminho de Cristo, as mãos de Cristo, as mãos do operário. Nós podemos adorar a alma de Cristo. Podemos adorar os pulmões de Cristo. Podemos adorar os pés de Cristo, os pés que caminharam pelos nossos descaminhos. E segue a misericórdia buscando as nossas misérias. Podemos adorar os pés de Jesus Cristo. Mas adoração das mãos de Cristo a Igreja proibiu, a mão do operário; no culto a alma de Cristo, a igreja proibiu ... para não cair na heresia. Ela só permite três coisas: adoração ao coração de Cristo, adoração ao Sangue de Cristo, adoração as Chagas de Cristo. São os três mistérios que nós adoramos: o coração, as chagas e o sangue. O culto será dado por um grande preço: pelo sangue de Jesus Cristo, que o homem adapta; pela comunhão ao sangue... ; o culto ao sacratíssimo sangue de Cristo, o preciosíssimo sangue de Cristo. E as chagas? Ele mostra as chagas. Na vitrina, as chagas do Coração, as chagas das mãos. Porque tive oportunidade de me apossar de sua vida; mas não apenas o símbolo daquelas chagas, daquele coração Transpassado... Nós temos um culto especial ao coração precioso, muito especial. Aprendei de mim, aprendei de mim; não como sou como um fariseu, mestre, arrogante; mestre manso e humilde de coração. Aprendei de mim, porque eu sou um mestre carinhoso, manso e humilde. Não deixarei minhas criancinhas..., esse mestre, esse coração sensível, um coração manso, podemos nos aproximar dele. Como aquele jovem que chega, bate nas costas de Jesus e diz: "bom mestre, o que farei para conseguir a vida eterna?" Muito atrevimento. Chegar a bater no ombro de Deus. "Bom mestre, o que farei para entrar na vida eterna?" Tão jovem. Tem razão de ser petulante. Mas, Jesus..., porque me chamas de bom? Um só é bom. Sim, ele é o mestre, sim. Não é apenas o mestre, é o nosso Deus. Nosso salvador. Que devemos adorá-lo. Fazei de mim, porque sou manso e humilde de coração. Nós podemos citar muitos profetas, falar de Cristo que nos fala, vinde a mim, fazei de mim; como vocês estão cansados. Vamos descansar um pouquinho. Está vendo os apóstolos. Trabalhando dia e noite. Vamos sentar na praia para descansar. Como tem descanso. Constantemente..., trabalha o dia inteiro e a noite, em vez de dormir foi a montanha para rezar a sós com o Pai. Para acumular energia no seu coração. Precisa? Trabalha o dia inteiro, mas precisa um momento de carregar as energias. A sós com o Pai. Quando está a sós com o Pai não está longe dos discípulos, está ao lado deles. Está com o Pai, que está dentro do coração de cada discípulo. São Paulo pede, que o coração Dele seja derramado em nossos corações. Derramada em nosso corações, que ele bate à porta e quer entrar. Ele diz: posso entrar? E Cristo veio junto. Todos podem ver: Vinde a mim, porque sofreis. Eu os aliviei. Diz a escritura: "De seu coração fará um rio de águas viva." Isso é o Espírito Santo que quer atender a todos aqueles que crescem nele. Até então o Espírito Santo não tinha sido dado. O Espírito Santo tinha sido glorificado, diz João Capítulo 7, versículo 37, 38 e 39, como dia as escrituras: o seu coração é um rio de água viva. Isso está nas escrituras. É daqueles que acreditam, daqueles que intercederam. Até então o Espírito Santo ainda não tinha sido dado. Cristo não tinha sido glorificado. Quando Cristo está conosco, explicando em metáforas, para adorar a cruz, então, sim, espero ... só receber o Espirito Santo e sopra sobre os Apóstolos, Cristo não tinha sido glorificado. Quando Cristo estava conosco explicava em metáforas, para adorar a cruz; então, sim, espero... só receber o Espirito Santo... é sobre os Apóstolos. Cristo glorificado. É bom meditar essa profecia. Como diz as escrituras: "Vinde a mim"; "Beba"; o Seu Coração se torna rios de água viva. Isso é o que se lê no Espírito Santo ... receber o dom da vida. Como diz as escrituras: que o coração do Messias é o maior rio de água viva, que estava sobre todos nós. Quando o povo teve sede..., não deu certo..., Moisés bateu na rocha e brotou um jorro de água da terra... essa rocha é o coração de Cristo. Desde o pecado de Adão..., Adão pecou, perdeu a graça original. E agora recebe a graça de Cristo; a graça de Adão; e Adão veio conquistado, prova do coração do Messias. Toda espiritualidade do antigo testamento, derrama no coração do Messias, um jorro de água viva. Um grande... 40 anos..., aquela rocha..., acompanhava o povo... exaltando o povo no deserto. A espiritualidade que brota no coração do Messias. Onde ele pôs, transpassado na cruz, derrama sangue e água. Com diz: do seu coração brotarão rios de água viva. Por isso diz pra mim..., a mulher samaritana... Dá-me de beber. Sou aquele cujo rio... Pede a mim que sou... se soubesse quem é aquele que te fala... Dá-me a água que jorra, que mata a sede. Dá-me dessa água. Água que brota do coração de Cristo. Essa água é o Espírtio Santo. A água que brota do coração de Cristo. Essa água é o batismo. É o selo batismal com Jesus. Exortando a Samaritna a nascer de novo, e ela escolheu nascer de novo, renascer de novo...

E agora meus irmãos, o Evangelho de hoje. (João), capítulo 19, versículo 31-37. Jesus na cruz. Ele estava morto. Uma lança rasga o coração de Cristo. Do seu coração brota água e sangue. Água do batismo. Sangue, Eucaristia. Os dois sacramentos que fazem a Igreja; jorra do coração do Messias. Nasce, em tese, no coração transpassado, nasce a Igreja. O que nasce na cruz, no calvário. Aquele momento é um momento de dor. São João compara as dores da cruz às dores da mulher, no parto, a hora da cura. Neste momento está ao pé, sob a cruz de Jesus. A sua mãe. Como é lindo essa lealdade. Está contriste, está apaixonada, dolorosa. A mãe da dor está junto da cruz. O discípulo amado está junto dela... o discípulo amado, que sou eu, eu sou João Evangelista. Eu sou o discípulo amado, que está junto da mãe. Não estou junto da cruz, não experimento a dor daquele madeiro, a experiência... experimento o travesseiro... o coração de mãe. E Cristo: "Mulher, eis aí o teu filho;" e ao discípulo, "eis aí a tua mãe". E nesse momento o discípulo amado a recebeu em sua casa. Nós vemos, então, Anchieta cantando. O primeiro poeta da língua portuguesa, no ano 625, antes de Santa Margarida Maria. Anchieta esceveu na praia de Peruípe o poema ... mil versos em louvor da virgem, também, um soneto ao coração de Cristo. Mostrando que não foi a lança, não. Não foi a lança que cravou no coração. Jesus está na cruz. Aqueles pés estão fixados na cruz. Não podem caminhar. Aqueles pés que caminharam os nossos descaminhos; misericrórdia..., buscando nossas misérias..., já não podem caminhar. Estão fixados na cruz. Aquelas mãos que abençoaram, que acarinharam, estão seladas. Geladas pela morte. Pilatos..., "ninguém te condenou, eu também, não te condeno". E os lábios que disseram palavras de perdão..., estão selados, não podem mais dizer. Então, o amor rasga o coração de Cristo. Com as últimas gotas de sangue até que, conta os dons que chegam..., Anchieta canta: "Chaga divina, quem te abriu primeiro não foi a lança, não." Deus amou-me. Esse amor sublime rasgou meu coração. Celestes chagas, abriste larga estrada em nosso coração, por onde possa entrar suavemente, da cruz à salvação. E quem está de pé junto a cruz é a mãe. Quando a lança rasga o coração de cristo ele está morto, não sente nada. É o coração da mãe. Só tu, ó mãe, sentiste o rude ferro que essa chaga rasgou. A ti compete dar-lhe ao pobre que pecou. Ó mãezinha, seu coração, diz o profeta Simeão, "uma espada de dor vai rasgar-lhe o coração." Agora é rasgado. Ela está de pé. Ela que sente. Ela que é correndentora. Ela é sacerdote, que oferece o corpo e o sangue dizendo: Pai, isto é minha carne, isto é meu sangue; de mim, de mais niinguém. Só ela colaborou na encarnação da divina graça. Aquela é um seu sopro. É o seu sangue. Agora que ela oferece na cruz. Corredentora. Nós vamos trabalhar o hino do coração da corredentora. Ela está oferecendo aquela missa do calvário. Só ti, ó máe, sentiste, o rude ferro, que essa chaga rasgou. A ti compete dar ela abrigo ao pobre que pecou. Mãe. É honra tua, dai-me o coração de teu fliho para que eu possa entrar. E Anchieta conta: "a sombra desse amor acalentado, alegre, ei de viver dentro de seu Coração, Jesus amado,deveria em ti morrer." Anchieta... Anchiete não pede.... Cristo no seu lar. Para que ele seja intronizado no coração do Cristo, a sombra dessa amor acalentado, diz Anchieta, "alegra-me, ei de viver dentro de teu coração, Jesus Amado, ei de morrer." Creio em Deus Pai...


Áudio disponível:


--- Missa - Dom João E. M. Terra ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Homilia - Dom João E. M. Terra

Santa Missa com Dom Terra.
Santa Missa com Dom Terra.
Santa Missa com Dom Terra.
Santa Missa com Dom Terra.

08/06/2018 - 20:50h. - Testemunhos - Berenice, Eduardo, Sônia e Voluntárias das Casas de Maria

Testemunhas

Algumas das testemunhas: Berenice, Eduardo, Sônia e Voluntárias da Casa de Maria de Salvador.

Berenice

Casas de Maria de Belo Horizonte.

Berenice é a Coordenadora das Casas de Maria de Belo Horizonte.

Berenice

Áudio disponível:

--- Testemunho - Berenice ---

Áudio disponível:

--- Testemunho - Berenice, Anjos ---

Texto transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.

As Casas de Maria e os seus Milagres.

Testemunhos de milagres que nós vivemos nas Casas de Maria podemos comparar com os números de milagres que nós vemos nos santuários Marianos. Nossa Senhora depositora de todas as graças de Deus. Agrada a Deus Pai, Filho e Espírito Santo e todas as graças são concedidas pelas mãos de nossa mãe. Essa é uma realidade na nossa vida. Por isso Jesus não pediu as Casas de Maria à toa. Porque Ele sabe que entregando à Mãe, nós filhos, estamos bem seguros. Seguros na direção da nossa vida. Seguros espiritualmente. E alimentarmente. Em termos de materiais nós presenciamos uma série de milagres diários nas Casas de Maria. A gente aqui não tem tempo de anotar, mas isso ainda vai gerar um vídeo. A gente precisa registrar todos esses milagres.

Lá na Casa de Maria de Belo Horizonte, por exemplo, nós tivemos uma cura física de uma senhora que estava desenganada pelos médicos. Ela havia partido a coluna vertebral. Olha a situação dela. Ela era a única da família que trabalhava, que fazia faxina numa empresa. Tinha mais umas três irmãs e uma mãe idosa. Uma Noite no transporte de Kombi, dessas faxineiras de empresas, voltando para casa a Kombi sofreu um acidente e ela teve a coluna partida. Não tinha mais como caminhar, nem nada. E a família ficou sem o arrimo de família. Ela era a única que trabalhava. E essa família, então, passou a se alimentar exclusivamente da sopa da casa de Maria. E a mãe, uma senhora já em seus 80 anos, se tornou voluntária da Casa de Maria. Ela se tornou voluntária e participava também dos nossos grupos de oração e levava todo dia sopa para filha comer. E ela tinha em casa uma outra filha, que tinha problemas de depressão muito sérios. E essa irmã que tinha problema de depressão estava sempre hostilizando a irmã que tinha se acidentado. E era uma tristeza as duas sempre discutindo. E um dia essa irmã que acidentada, que se alimentava da sopa da casa de Maria, ela também estava passando por uma fase muito difícil, emocionalmente. Mas ela decidiu ajudar a irmã depressiva e falou para ela: “Eu vou esquentar a sopa para você.”

E na cadeira de rodas que a gente conseguiu lá para ela com muita dificuldade, ela foi ao fogão e esquentou a sopa e levou para o quarto da irmã que estava deitado. Eu não sei o que aconteceu, Nossa Senhora sabe. Eu só sei que dois dias depois essa mãe chegou na Casa de Maria dizendo que a filha dela estava andando. Ela levantou da cadeira de rodas naquela noite. Eu conto isso e fico arrepiada. Eu conheci a moça. Ela foi à casa de Maria.

A sopa da casa de Maria também sabemos que já curou pessoas com coração ferido, pessoas com deficiências emocionais, já fez traficantes pararem de traficar, já fez presidiários, que estavam fugidos e estavam escondidos na favela, se entregarem à polícia. Mudando sempre o coração. Então, é uma sopa. Abençoada. Aquela é uma sopa abençoada. A gente não faz ideia dos artifícios que Nossa Senhora usa para ajudar os seus filhos. Mas é sempre a partir de algum ato de entrega. Sempre a partir de um ato de entrega. E a gente vê sempre assim. Nossa Senhora é tão pródiga, tão pródiga, que qualquer pequena ação feita no âmbito da Casa de Maria ela retribui de uma tal maneira que você fica escandalizado.

Que é o caso de um amigo nosso, que era fotógrafo, nosso vizinho, ele estava passando por uma situação complicada sem clientes, estava fechando a loja dele, o escritório que tinha, o estúdio, foi na época que apareceu na casa de Maria um mendigo misterioso, alguns talvez conheça, é o caso do Freitoso. Era um mendigo morador de rua que chegou na casa de Maria e tomou a sopa e desmaiou. Chamaram o SAMU. Levaram ele embora. Ficou desaparecido por alguns dias. Depois ele voltou com uma carta escrita no papelão em que ele dormia. E ele escreveu, está lá, a gente colocou no quadro, é uma relíquia nossa lá. Escrito, muito bem escrito, claro, com alguns erros de português. Mas dizia assim: “Me chamaram para ir na Casa de Maria. Eu fui lá, tomei sopa e dormi, acordei no céu. Porque eu só via anjos. Ele escreveu uma carta longa e falando que essa era uma carta de um mendigo para o mundo. Essa carta realmente rodou o mundo, porque foi para internet. Esse fotógrafo fotografou esse papelão; a gente fez um quadro dele e quando ele fez esse gesto, sem nos cobrar, pouco tempo depois ele já estava com uma clientela farta, teve que contratar empregados, reabriu o estúdio e hoje está com grande sucesso em Belo Horizonte.

Muitos, muitos. São pequenas coisinhas assim que a gente vê a presença de Nossa Senhora. Teve uma vez que faltava cebola, já contei isso aqui, estava faltando cebola. E a Nilza que é nossa gerente, ela tem muitas histórias que vocês gostariam de ouvir também, e ela queria cebolas para colocar na sopa, para dar um gostinho melhor na sopa. Ela foi para o cantinho escondidinho, onde ela sempre ajoelha, e lá pediu a Nossa Senhora um pouquinho de cebola para dar um gostinho melhor na sopa. E não demorou muito e apareceu por lá um caminhão de cebola. Outra vez ela pediu feijão e apareceu sacos e sacos de feijão. Vem de qualquer lugar, gente. É inacreditável. É creditável porque é Nossa Senhora e a gente está lidando com o sobrenatural, que a gente toca. É por isso que a gente insiste tanto que vocês participem. Porque é o Manancial de graças. É um caudal de graças. Quem se entrega à Nossa Senhora experimenta, especialmente nas Casas de Maria, que é um pedido do filho dela, não se arrepende. Eu não estou falando isso só para que vocês contribuam. Sim, por que não? Mas primeiro conhecer e amar essa casa. Experimentar. A gente tem que fazer essa experiência. Eu também, por exemplo, tenho uma experiência muito interessante. Numa outra casa eu já era coordenadora lá, não por um motivo atual, mas eu também não estava bem das pernas, financeiramente, porque nada vem e, às vezes, a gente ajuda mais de perto algumas voluntárias. Alguém morre, a gente ajuda a enterrar; alguém está doente, a gente ajuda com remédios ou encaminha para o hospital. É uma rede de serviços que não acaba mais. Mas a Neusa chegou para mim e disse: “Pô, Berenice, eu estou precisando muito de um dinheiro. A gente está com uma dívida lá em casa. O meu filho está desempregado e tem que pagar umas coisas.” E quanto é, Nilza? Fala. Dois mil reais. Eu não tinha dinheiro. Estava no vermelho, como sempre. Eu pensei: “meu Deus do céu, está longe o dia do pagamento; o banco vai me cobrar o cheque especial.” Quer saber, eu fiz um cheque e entreguei para ela. Uma semana mais tarde eu, do nada, recebi uma diferença do tribunal, porque teve uma ação que foi ganha e eu recebi uma quantidade substancial de dinheiro, muito maior que eu podia imaginar.

Então é assim, é quando a gente desapega, é um senso de desapego. Nossa Senhora nos convida a isso porque é uma experiência que é bom para todos nós. A gente precisa ter essa docilidade com Espírito Santo. A gente falou de dinheiro porque é uma coisa material, e serve para colocar as coisas andando para frente. Mas qualquer ação em prol. Jesus fala mesmo copo de água que você dê a um destes pequeninos; um gesto que você faça na direção deles, uma oração que você dirija à Casa de Maria, Nossa Senhora já está agraciando você com muitas graças. A gente vive de graça em graça. E realmente é um presente muito grande para nós. Temos a possibilidade de vivenciarmos esses milagres na Casa de Maria. Obrigada.


Texto transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.

Onde Nossa Senhora está, os anjos estão.

Só mais um testemunho.

Eu me lembrei e tem a ver com os anjos, também. Onde Nossa Senhora está, os anjos estão. Temos um Grupo de Oração que é toda quinta-feira, de 09 as 11 da manhã. E muitas vezes a gente fica com pouca gente lá; porque são praticamente as voluntárias, e às vezes tem duas voluntárias, a Nilza e eu; às vezes tem três pessoas. Às vezes tem só eu e a Nilza, porque as outras não vieram ao Grupo. Mas a gente faz. Toda quinta-feira a gente está lá. Firme e forte. Um desses dias, devia ter umas três ou quatro pessoas; três pessoas, lembro bem. A gente estava lá rezando, rezando o terço, fazendo as orações... E quando a gente acabou o Grupo de Oração tinha umas duas pessoas do lado de fora, que iam tomar sopa, estavam esperando para serem servidos. E eu perguntei: porque vocês não entraram para rezar com a gente? Eles falaram assim: “a gente não entrou porque a gente achou que tinha muita gente aí dentro, que a casa estava lotada; porque a gente estava ouvindo muitas vozes.” Pessoas simples, lá da comunidade, falaram isso: “Porque a gente achou que a casa estava lotada, que a gente não ia caber, porque estava com muito barulho de vozes aí dentro.”

Nós sempre convidamos os anjos para rezar com a gente; e certamente a casa estava cheia de anjos. Vocês podem crer.


Casas de Maria - Coordenadoras
Casas de Maria - Berenice - Belo Horizonte
Casas de Maria - Sônia - Salvador
Casas de Maria - Divanir - Brasília


2018: Retiro Nacional em Brasília - Grandes Momentos

2018: Retiro Nacional em Brasília - Fotos

Algumas imagens do Primeiro Dia.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.


Casa de Oração Felippo Smaldone
Casa de Oração Felippo Smaldone
Casas de Maria - apresentação
Testemunhas - apresentação

Jantar de reencontro
Margarida, Coordenadora do Retiro
Missa: Dom João E. M. Terra
Missa: padres concelebrantes

SÁBADO

SÁBADO - 09/06/2018 - 2o DIA

O sábado foi intenso.

Pela manhã começamos muito bem acompanhados com o Santíssimo, na oração da manhã. Após a refeição matinal tivemos momentos de reflexão sobre Nossa Senhora, com Beneval, visitamos a Casa de Maria de Brasília, onde tivemos a missa com Frei Olivar e demais padres presentes.

A tarde tivemos palestras com Padre Edinaldo (tema: em comunhão com a Igreja), com Dalton (tema: O Progresso na Oração e a Aridez Espiritual), comunicação sobre o site AVVDBrasil, com Geciel, reflexão sobre o tema do Retiro, com Cesar, Testemunhos e oração de cura, libertação e adorção, com padre Fernandes.

09/06/2018 - 07:30h. - Oração da Manhã - todos.

Momento de adoraçãoO encontro mais aguardado. O primeiro encontro do dia. E ali estava o Senhor Jesus Cristo. Exposto. Em toda magestade.
Graças e Louvores se dêem a todo momento; ao Santíssimo e digníssimo sacramento. Graças e Louvores se dêem a todo momento; ao Santíssimo e digníssimo sacramento. Graças e Louvores se dêem a todo momento; ao Santíssimo e digníssimo sacramento.

Abastecidos na fé e no Amor de Deus, Pai todo-poderoso, do Filho e do Espírito Santo; e embalados no colo de Nossa Mãe Santíssima, iniciamos o dia fervorosos e cheios de gratidão. Momento de adoração


Áudio disponível:

--- Adoração ---


Adoração
Adoração
Adoração
Adoração

09/06/2018 - 09:00h. - Reflexão - Beneval.


  O Sr. Beneval, apresentou-nos uma reflexão sobre "Nossa Senhora".

Sr. Beneval

Áudio disponível:


--- Reflexão: "Nossa Senhora", apresentado por Beneval ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Reflexão: Beneval

Texto da Reflexão sobre Nossa Senhora foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.


Cesar me pediu para falar o que eu quisesse, mas eu sei que eu posso falar de Nossa Senhora, então vou falar sobre a senhora. O que eu mais gosto de falar é de Nossa Senhora. Mas o que acontece é que toda vez que eu falo da Nossa Senhora aqui, falo sempre a mesma coisa. Então, eu pensei que em vez de eu falar de Nossa Senhora vou deixar que Jesus fale sobre Nossa Senhora. A Vanusa vai ler o que Jesus diz sobre a mãe Dele. Não tem pessoa melhor para falar.

Procedida leitura de parte da Mensagem AVVD-20 de março de 1996, transcrita, abaixo:

vem aprender: quem mais Me exaltou? Eu te direi quem mais Me exaltou: a Nova Eva; sim! “a Mulher vestida com sol, tendo a lua sob os pés e sobre a Cabeça uma coroa de doze estrelas”; pois Eu, que criei “o céu e tudo o que nele existe, e a terra e tudo o que nela existe, o mar e tudo o que nele existe”, coloquei-A acima de todas essas coisas;

a Rainha do Céu está sempre na presença do trono do Altíssimo; nada menos que a altura do Céu sobre a Terra é a grandeza de Seu Nome; Seu Nome, en-olvido num manto de luz; que o mundo inteiro dobre seu joelho diante Dela, que tem o Nome Sagrado de:

Mãe de Deus;

em Seu Seio Imaculado, Ela Me glorifcou recebendo-Me, o Cordeiro sem mancha, fazendo um santuário para o Santuário; vem cantar um novo cântico em Sua honra, que tudo o que vive na Terra reverencie Seu Imaculado Coração, o Altar no qual fui concebido e Me tornei também o Deus-Homem; ninguém Me glorifcou tanto como a Mulher vestida com o sol; sim! Ela é tão soberbamente linda em Seu perfeito Amor que as ilhas, as montanhas, as colinas, os vales e as fontes, todos se inclinam quando Ela passa por eles; e hoje, assim como ontem, quando o Mais Belo Amor passa sobre a Terra escoltado por Meus Anjos, cujos olhos jamais deixam de admirar a Admirável, a Mais Santa de todas as Virgens, maravilhando-Se com a Beleza da Obra Prima de Meu Pai, quando Ela passa sobre a Terra, Ela amorosamente intervém e responde às vossas súplicas;

...

ó Obra Prima de Meu Pai! ó Sublime Obra Prima de Iahweh! Esposa de Meu Espírito Santo! Coração, Bem-Amada da Bem-Amada, Um Conosco! Teu Coração é Meu jardim fechado, é uma Fonte que torna férteis os jardins; Teu Coração, ó Adorável, é Meu Trono, no qual fui honrado; Coração do Coração, a Quem coroei em Nossa Presença e na presença de toda a Minha Corte Celeste, como pode qualquer criatura rejeitar Teu Coração?Tu, Arca de Poder, toda revestida de virtudes, Meu Novo Cântico, Harpa, Minha Cidadela, em Quem o Criador do Céu e da Terra Se encanta diante de Tua magnifcência, Tu que estás em Nossa Presença e tão perto de todos os que Te invocam; no entanto, como pôde o homem cair tão baixo e enveredar pelo enganador caminho de renegar Teu Coração? }

Gente, como não amar essa Mãe? Não precisa nem falar mais nada. Falar de Nossa Senhora, ler esta mensagem, jesus revela tudo o que ela significa, porque Ela ama. A gente fica extasiado, palavras..., por quê? Como não amar essa mãe que Ele nos deu de presente.

O César me pediu uma segunda coisa. Me pediu para falar de Nossa Senhora e Jesus já falou de Nossa Senhora para nós. Segunda coisa que ele pediu: Beneval você tem que falar para o grupo, do jeito que você fala, para tomar consciência do que é A Verdadeira Vida em Deus. Eu já tenho a fama de ser briguento. Ainda vou ter que dar bronca.. Vou ficar mais mal ainda. Então, eu vou dar bronca em vocês agora.

É a segunda parte. E a questão que eu que eu gostaria de falar é sobre os testemunhos. Vimos aqui as situações que os nossos irmãos colocaram ontem, chamando cada um de nós, que somos testemunhas, para vir aqui na frente, para que todos pudessem ver quem são as testemunhas. Eu, sinceramente, fico até constrangido com isso, porque na verdade todos nós somos batizados. Nós somos todos ungidos. Nós temos obrigação de sermos testemunhas. Não são meia dúzia que tem que vir aqui na frente e mostrar-se como testemunha, testemunha somos todos nós. E essa é a missão de A Verdadeira Vida em Deus, de sermos testemunhas. E como podemos ser testemunhas na A Verdadeira Vida em Deus? Cada um de nós tem carisma e nós temos que descobrir esse carisma que Deus nos deu. E não tem ninguém melhor para dar testemunho do que Nossa Senhora deu. Nossa senhora deu o testemunho do silêncio, na oração, sem fazer grandes coisas, sem fazer pregações. Ela viveu o verdadeiro sacrário dentro dela,Jesus. E Ela mostrou o amor de Jesus para a humanidade e através dos atos dela. Com simplicidade. Primeira coisa, se tornando a escrava do Senhor. Esse é o primeiro testemunho que nós devemos dar. Sermos escravos. Abandonarmo-nos nas mãos de Jesus e deixarmos Ele conduzir nossas vidas. Segunda coisa, os dez mandamentos que foram resumidos em dois, que são: Amar a Deus sobre todas as coisas e o seu próximo como a si mesmo. Quem ama a Deus ama o próximo. E quem ama o próximo tem que amar Deus também. Carregando as duas coisas. E esse amor que temos precisa ser provado que realmente amamos a Deus e o nosso próximo. Tem que ser através das nossas ações, do nosso testemunho, dos nossos atos. E isso é mais difícil. Parece tão fácil. Mas amar o nosso próximo, amar o outro... Normalmente queremos exigimos que o outro nos ame. Do jeito que a gente é a gente nunca fez algum outro do jeito que ele realmente é e essa é a grande dificuldade enquanto a gente não consegue amar o nosso próximo. É uma prova clara e evidente que não conseguimos amar a Deus como Ele quer. E não vamos conseguir dizer nunca testemunho. Não adianta eu vir aqui na frente, como estou fazendo agora, falando e mostrando, mandando, fazendo, e não fazer. O que vou falar para vocês é exatamente aquilo que eu quero viver na minha vida e me esforço. Como disse o Padre Josep ontem, nós estamos aqui no caminho da conversão. Nunca estamos convertidos. Mas podemos tentar viver 100 anos e vamos precisar nos converter. É um pecado de orgulho nosso dizer assim: depois que eu conheci a Vida da Verdadeira Vida em Deus, depois que eu me converti, a minha vida mudou. E eu sinto. Vou falar. Não aceito. Eu quero a conversão. Nós não estamos convertidos. Nós estamos no caminho da conversão. Isso é o fruto do sacrifício. E todos os dias é uma renúncia que nós temos que fazer diariamente. É um exercício de conversão. Uma coisa que temos que fazer todos os dias. E amando o nosso próximo é melhor forma de conversão que podemos praticar. A maior experiência da vida da gente; a gente começa a olhar o próximo e desejar: eu quero fazer para ele tudo que eu gostaria que ele fizesse para mim. Todo dia, o dia inteiro. De manhã à noite pensar nisso. É no trânsito, fila do banco, com a companheira, com a família... Amar o próximo. O próximo é pessoa que está na nossa frente, aquele mais próximo que está ao meu lado. Seja numa viagem, perto de casa, seja longe, aquele é meu próximo. Eu demonstrar esse amor meu próximo, como Nossa Senhora mostrou. No silêncio, falar grandes coisas, mas, praticar a boa ação. as necessidades. Esse é o grande pecado que nós temos na Verdadeira Vida em Deus. Amar o nosso próximo no Retiro, no encontro, onde todo mundo se abraça e se beija, todo mundo tem um carinho muito grande pelo outro, e demonstra esse afeto, esse carinho, mas na segunda-feira começa, quando chega em casa, a vida volta ao esquema normal, estressado, bravo, e resmunguento, problemático na família, com os vizinhos, no trabalho. A gente esqueceu que o próximo da gente aquele que está na nossa frente, perturbando muitas vezes, incomodando com aquelas conversas... Ou, então telefonando, deixando a gente no telefone uma hora..., e para mim é uma cruz atender o telefone, ficar falando, falando e falando, e a pessoa contando história, - eu tenho serviço, isso me dói até os ossos; então, essa situação eu vou oferecer a Deus como sacrifício. Eu vou oferecer isso, porque a pessoa está precisando; mas é uma perda de tempo muitas vezes... contando coisas que não interessam em nada. Mas a pessoa tem essa necessidade de falar. Então então é caridade quem que funcionar aí. A gente pode amar a Deus dessa forma, no silêncio; oferecendo a Deus este sacrifício, por amor ao nosso próximo. É isso que faz testemunho. Eis o caminho da conversão. A gente se colocar diante da necessidade do outro. Quando o outro tem dificuldade de doença, temos que estar disponíveis para ele. Se a pessoa tem qualquer tipo de problema não adianta dizer a essa pessoa que se vai rezar para ele. Nem reza. Vai embora e diz: ah, estou rezando para você. Nem reza. Nós temos que agir. Mostrar que verdadeiramente somos cristãos através dos nossos atos. Da nossa vivência no dia-a-dia. Senão, conversão. E é isto que é ser testemunha. E nós na Verdadeira Vida em Deus pecamos muito nesse sentido. Nós falamos mal de nossos amigos da Verdadeira Vida em Deus. Basta participar de uma peregrinação, internacional principalmente. Quem foi sabe como é. Me ligam até por causa de assento de banco, até o assento de ônibus brigam. Começam até bate boca. Tem testemunhas da Verdadeira Vida em Deus que começam a brigar por causa de coisas mesquinhas. Aí a gente percebe que não temos realmente uma vivência cristã como Jesus nos pede. Experiência de uma Verdadeira Vida em Deus, desprendimento, de acolhida, de Amor, se colocando sempre no último lugar. Jesus já falou nesse sentido de que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros. Então a falta de caridade nesse sentido. A gente tem que procurar definir a vida da gente em todos os momentos questionando: o que eu gostaria que fizessem para mim? Então a gente vai repetindo isso, e passamos a entender o outro de acordo com a vontade de Deus; aquilo que Jesus e Nossa Senhora querem, que Ela já viveu também. Nossa Senhora sempre foi a última em todos os sentidos. A prova está nas escrituras que não consta nada de Nossa Senhora, que Ela tenha se revelado; ou seja uma palestra ou um discurso, que Ela pediu. Ela simplesmente deu o testemunho dela através dos atos, da renúncia, colocando-se como a escrava do Senhor.

Então este é o pedido que eu gostaria de fazer. Amar Nossa Senhora. E dentro da Verdadeira Vida em Deus temos que ter uma vida normal. Temos nosso trabalho, nossa família, temos a vida social. Temos que ser equilibrados, senão não somos testemunhas.

E a pessoa que quer ser testemunha, e vive com o livro debaixo do braço, só fala de terço, de oração, de missa, só isso... as pessoas se afastam. Temos que ter vivência nesse sentido, de sermos coerentes e podermos ser equilibrados. Aí toca o coração das pessoas. O que toca mais não são as palavras, são as nossas atitudes, a nossa vivência, o amor que demonstramos ao outro, mas somente amor de coração, não aquele amor fingido, que aparenta uma coisa e faz outra. Nós da Verdadeira Vida de Deus falamos muito bonito, e eu também, mando fazer, e faço, e fala da caridade, do amor ao próximo, mas não praticamos aquilo. Na hora que tem uma dificuldade, um sofrimento, uma provação, encontramos um amigo que está precisando, nós simplesmente damos as costas. A gente via aqui a Dona Berenice falando da situação da Beth Miriam. Quando é para meter a mão no bolso, pronto, acabou a amizade. Justifica tudo, mas não põe a mão no bolso. Nós precisamos ter equilíbrio e sabermos dosar as coisas. Nós da Verdadeira Vida em Deus temos que viver essas coisas com maturidade e um verdadeiro amor cristão, como irmãos, como filhos de Deus, porque a família da Verdadeira Vida em Deus é uma família que tem que ser diferente. Não tempo dois discípulos as pessoas diziam como eles se amam. Eles se amavam porque partilhavam. Viviam o sofrimento e riam juntos. E é isso que nós estamos vivendo e que nós precisamos viver. Se nós praticarmos o amor e vivermos esse sentimento verdadeiro como irmãos, seremos testemunhas, não precisamos de mais palestras, mais nada. A nossa vida é um exemplo que vai testemunhar e vai transformar as pessoas. E nas nossas comunidades os padres verão que nós somos perseverantes, que nós amamos, nós ajudamos, somos destemidos, somos normais. O importante é ser normal, não ser fanático. O importante é viver a vida na sociedade de hoje defendendo o que é certo, o que é verdade, e não fazendo críticas ou fofocas. Nós da Verdadeira Vida em Deus, infelizmente somos muitos fofoqueiros falando mal do outro, às vezes por trás... Isso na Verdadeira Vida em Deus não podia nunca acontecer. Infelizmente acontece e Oxalá, que a partir de agora, não aconteça mais. Que tenhamos a consciência que um dia vamos prestar contas diante de Deus. Não é Deus que vai nos castigar, somos nós mesmos que vamos nos castigar, por não sentirmos dignos de estarmos diante da face de Deus. Se nós fomos coerentes com aquilo que nós vivemos em relação ao nosso próximo.

Outra coisa que acho também, isto é uma coisa pessoal minha. Eu realmente não gosto de falar aquilo que faço. Num evento como este que temos aqui, que está um grupo preparado, é importante o testemunho das Beth Myriam, é importante apontar o caminho da conversão de cada um. Isso faz a gente crescer, dá força. É o que os discípulos faziam. Eles pregavam cada qual em um país diferente e se reuniam e davam testemunho, contando o que tinha acontecido. Não para glorificarem-se, mas para glorificar Jesus... Isso é importante. Mas, cada um que dá um testemunho lá fora que diz o que fez ou o que deixou de fazer... isso é desastroso. Isso, em vez de ser uma coisa benéfica é maléfica. E prova disso, é até mesmo os encontros internacionais. Nós temos países que tem sido assim. E talvez você já tenha percebido isso. E ficam colocando-nos de lado... Porque o Brasil foi o que mais divulgou os livros, somos o país, que a trancos e barrancos, estamos trabalhando, temos grupos oração, estamos vivendo, fazendo encontros, retiros... E quando falamos isso, eles ficam com ciúmes da gente. Uma coisa humana. Então, porque ficar se exibindo. às vezes pensamos estar fazendo um bem e fazemos o mal. Então, não é melhor fazer o que Jesus diz: o que com a tua mão direita faz, a esquerda não tem que saber. Então, é preciso prudência nesse sentido, também. às vezes pecamos nesse sentido. É o orgulho, o santo orgulho. ... O dom de ficar em silêncio... as senhoras que vieram de Belo Horizonte, de Salvador... Este é o trabalho maravilhoso. É este que ganha prêmios lá no céu. Quem ganha os prêmios aqui na terra somos nós que nos exibimos, mandando os outros fazerem e não fazendo. E o que faz, esse sim, diante de Deus, terá o prêmio.

Vejo isso com o nosso testemunho diário, com nossos empregados. As vezes os empregados, que estão ali, e são pagos, para nos servir. Esse testemunho eu posso dar para vocês. A minha empregada quando chega, a mesa está arrumada e estou esperando ela para tomarmos o café juntos. ... Sentamos e conversamos. Ela me conta da família dela, falo da minha. Somos amigos. ... Nós temos que ter essa consciência e vivermos essa realidade de fazermos aquilo que gostaríamos que o outro fizesse para a gente. Devemos retribuir dessa forma: com amor, com carinho, com humildade; mas com humildade do coração. Amando essa pessoa como gostaríamos de sermos amados. Quando agimos dessa forma, a coisa volta em dobro para nós. Deus é tão misericordioso que temos as recompensas aqui na terra, já. A gente tem aquela paz interior, alegria de poder contar com alguém, amigo ,ali presente. Porque a gente serviu e a pessoa que servir-nos ainda mais. E aí esse tipo de amor que Jesus pregou, que ele gostaria que nós fizéssemos. Porque Ele sendo Deus, foi humilde ao ponto de morrer em uma cruz. Ele deu esse exemplo. Ele recebeu uma bofetada e ofereceu a outra face. E sempre me pergunto: nós temos filhos, eu tenho três maravilhosos. Como reagiria vendo alguém maltratando meu filho. Vejam o que Nossa Senhora passou. No silêncio Ela nos ensinou... O amor verdadeiro que Jesus prega é esse. Se oferecer nos braços de Jesus e deixar que tudo tenha um sentido na vida da gente. A nossa cruz não é em vão. Santa Terezinha já dizia, quando ela não tinha sofrimento ela sofria muito mais, porque não tinha o que oferecer a Jesus. E ela dizia que Jesus se esqueceu dela porque não tinha o que oferecer. Então, a nossa ligação é aceitar o que Deus nos permite. Resignado. Oferecer as vezes dói. É triste. Sofremos injustiças. É uma coisa terrível. Deus tem um plano para a vida da gente. Ele está nos purificando. O sofrimento é uma graça de Deus. A cruz é uma graça de Deus. E Jesus já dizia, quem quiser me seguir, tome a sua cruz e siga-me. Então, Ele já nos preparou. Quer seguir a Jesus, então carrega a cruz. Se não tiver uma cruz não estamos vivendo a Verdadeira Vida em Deus, não estamos vivendo o Evangelho, não estamos vivendo o que Jesus nos pediu.

Essa consciência que eu queria deixar para vocês. De aceitar o nosso próximo. De dar o testemunho do amor. Calar a boca. Ficar no silêncio. Nunca falar mal do outro. Nunca prejudicar o outro. No final haverá o triunfo do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. E não devemos ficar falando mal de um ou de outro. O que Jesus quer é que façamos como Nossa Senhora, viver no silêncio, abandonar-se. Tem coisa melhor do que abandonar-se nos braços de Deus e deixar Ele conduzir a vida da gente. Se acontece provações, que bom. É para nossa purificação. Ter essa consciência que sofre. Mas sofrer no amor para Deus e os irmõs, o sofrimento se torna leve. É essa nossa missão principal como cristão. É a gente ajudar a carregar a cruz do outro.

Então, isso é ser testemunha na Verdadeira Vida em Deus. Precisamos estudar as Mensagens para poder transmitirmos aquilo que conhecemos da Verdadeira Vida em Deus através das Mensagens. Mas, o principal testemunho é o testemunho cristão: é amar a Deus e ao próximo, assim como nós mesmos.

Uma outra coisa que me incomoda demais e que gostaria de falar porque é muito importante. Nós temos um caminho, um meio extraordinário para crescer na fé, para aprender a ser testemunha e viver na prática esse exemplo que Nossa Senhora deu, é participando ativamente do santo sacrifício da santa missa. Hoje, na face da terra, não exista nada mais importante do que uma missa. Para nós que temos fé, o que a gente passa, reflitamos: o que acontece numa missa? Não é a abertura do céu aqui na terra, quando Jesus vem de corpo e alma presente no altar. Onde Jesus está, Nossa Senhora nos diz, Eu estou do lado Dele. Nós da Verdadeira Vida em Deus que queremos ser testemunhas devemos ter essa consciência.

Lembro que na minha cidade tinha um padre que era duríssimo. E ele exigia de nós a fé. Foi a maior herança que eu tive. Um padre que todos odiavam porque ele era bravo, dava cascudos. Mas aprendi. Aprendi o respeito. Porque ele não passava em frente ao sacrário sem se inclinar, se ajoelhar. Quando estava Jesus exposto, ele estava ali com os dois joelhos. Entrávamos na Igreja e nunca conversávamos lá dentro. Dentro do sacrário, nunca. E nós, membros da Verdadeira Vida em Deus, é uma vergonha. É uma vergonha. Não temos consciência do que acontece na missa. Antes tínhamos a roupa da missa.. Hoje qual é a roupa da missa? É incrível. Vamos nas missas, e se é na praia, as mulheres estão de shorts, de bustiês, de calças apertadas, roupas transparentes... Essa é a roupa para missa? Para louvar a Deus no lugar mais sagrado que tem? E esse testemunho, devemos aprender a dar o respeito, a se preparar. A missa é um lugar que temos que sair de casa já com a consciência: vestir-se para encontrar-se com Deus. O Deus vivo estará lá. É esse o sentido de saí de casa com esse estímulo. Quando chegar na Igreja calar-se e voltar a atenção plena para Deus. Nós precisamos ter essa consciência. Na hora de terminar a missa é a hora de adorarmos Jesus, que está no coração da gente. Devemos seguir, dar o exemplo. E sairmos com aquele espírito de silêncio, fazendo a festa lá fora. Quando recebemos o padre, e não temos a consciência disso, na procissão de entrada, não é linda?, é Jesus quem está chegando para celebrar o maior sacrifício da paixão Dele. Temos que ter essa consciência. O padre chega, ele purifica o lugar. E quando ele diz "Estamos aqui reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", vai começar o momento mais solene da face da terra. É o próprio Deus que vai se oferecer para nós, em sacrifício. Se não tivermos essa consciência, nunca seremos testemunhas. Deus está com o coração transbordando de graças para dar, mas não percebemos essas graças. Todas as partes da missa são importantes. E o momento que pecamos muito é o da comunhão. Este momento devemos ter consciência que vamos receber Jesus no coração. E não temos essa consciência, pois vamos à comunhão fazendo festa. Há aquela competição de quem chegar primeiro e todos se afunilam e se apertam... como se fosse acabar a comunhão. Isto já é uma prova de que não se está com espírito de comunhão. Aquieta-se. Espera. Olha para Jesus. Faz o seu ato de contrição e pede perdão dos pecados, pede as graças que quer receber no coração. Tem presente maior que esse. É preciso pedir, refletir, dizer: Meus Deus, me ajude, eu preciso ser melhor, eu preciso me converter. Eu vou te receber. Eu não sou digno, mas eu quero. Conversa antes com Jesus. Porque vai receber Deus no coração. Os anjos tem uma santa inveja de nós, porque nem eles tem esse privilégio. Só se adora Jesus de joelhos. Porque os santos e anjos adoram Jesus de joelhos. Está no missal da Igreja que se deve ajoelhar na adoração. Somente não se ajoelham que tem problemas de saúde que impossibilite ou dificulte se ajoelhar.

Ser testemunha da Verdadeira Vida em Deus é aquele que traz os valores da missa e que participa da missa, e não assistiu como se tomasse café em casa. A missa é para ser seguida e vivida no coração. No após comunhão, em vez de se sentar, se ajoelhe, converse com Jesus. Se houver canto, que seja baixo, que nos conduza para o lado espiritual. A comunhão é a intimidade com Deus. É sentir Jesus e falar com Jesus, porque Ele está vivo ali. Se não fizermos isso, não colheremos os frutos. Jesus quer dar as graças. E a conversão nossa, a fé, tem que ser cultivada. Se não fizermos isso não estaremos cultivando e vamos ficar sempre na mesma coisa. Não crescemos na fé. Não enxergamos o que o Espírito Santo quer fazer dentro de nós. porque não procuramos. Deus está com o coração transbordando. Jesus está com o coração transbordando de graças. Mas temos que buscar essas graças. Ele nos ama e respeita nossa liberdade. Se não procurarmos, não recebemos. E a comunhão, na missa, é a maior fonte para aprendermos a nos converter e sermos testemunhas, vivendo a missa. Vivendo do começo ao fim, esperando todos os momentos até a hora que o padre dá a bênção final. Após a bênção do padre, espere que ele saia, dê as costas, e, então, somente depois disso, é que se pode sair. Como Deus pode dar as graças se não demonstramos o maior gesto de fé? Mas a fé é se esforçar e viver. E todos nós não temos fé. Toda missa fazemos sacrifícios para aumentar nossa fé. Devemos pedir sempre que Jesus aumente nossa fé. Se fazemos isso todos os dias, o Espírito Santo cresce em nós, Se olharmos para trás podemos perceber o quanto o Espírito Santo agiu dentro de nós. Se não tivesse agido tanto dentro de nós, não estaríamos aqui hoje. Estamos crescendo. Fazemos isso com amor. Isso é ser testemunha. É procurar a graça de Deus; participar da missa dignamente, para que possamos crescer na fé.

Sejam testemunhas da Verdadeira Vida em Deus. Primeiro testemunho ocorre em você.



Reflexão: Nossa Senhora, apresentado por Beneval.
Reflexão: Nossa Senhora, apresentado por Beneval.
Reflexão: Nossa Senhora, apresentado por Beneval.
Reflexão: Nossa Senhora, apresentado por Beneval.

09/06/2018 - 10:30h. - Missa - Casa de Maria de Brasília

10:30 - Santa Missa, dia do Imaculado Coração da Virgem Maria, celebrada por Frei Olivar.

Liturgia da Palavra:
[1a Leitura: Isaías 61, 9-11]
Salmo Responsarial: [1Sm 2,1.4-8]
Evangelho: [Lc 2,41-51]
"Meu Coração se regozija no Senhor."
[Salmo Responsorial]
 

Antífona de Entrada:

Meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).)

Oração do dia:

Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no imaculado coração de Maria, concedei que, por sua intercessão, nos tornemos um templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Áudio disponível:


--- Missa - Frei Olivar ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Homilia: Frei Olivar

Texto da Homilia foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.


Caríssimos irmãos, o sacerdócio e o povo bonito de Deus. É uma grande alegria podermos estar aqui nesta casa. Esta casa representa para nós e para cada um que a tem assistido o coração de Maria por que é a casa de Maria. Mas ontem celebramos a solenidade do Sagrado Coração de Jesus e hoje celebramos, fazendo memória ao Imaculado Coração de Maria. O que significa isto para nós? Onde está o coração do filho está o coração da mãe; onde está o coração da mãe está o coração do filho. Isso é óbvio. Nós estamos nesse Retiro Nacional da Família AVVD, situada aqui no Brasil, nosso país. A família AVVD está espalhada em vários partes do mundo. E não poderia faltar a nossa presença aqui nesta casa. Temos aqui as nossas voluntárias, voluntários, as nossas crianças, que com muita alegria acolia a cada um de nós. Eu queria que vocês agora dessem uma salva de palmas para as nossas crianças.

Muito bem. Com a mesma alegria que fomos acolhidos por vocês crianças é também a mesma alegria que nós temos de estarmos aqui nesta casa.

Falando desta solenidade do Imaculado Coração de Maria, do Imaculado Coração, olha só como Deus age, faz as coisas certas. Na hora de proclamar o evangelho eu perguntei aos padres quem gostaria de proclamar. E diziam assim: Vai para o padre Josep. E o padre Josep disse assim: Pequeno testemunho bonito. E a devoção que a congregação tem ao Imaculado Coração.

Quando falamos de coração ontem e hoje, ontem hoje falamos muito sobre o coração; hoje foi nosso irmão Beneval que falou; ontem foi Dom Terra que falou tão bonito. Quando nós falamos do coração nos faz lembrar que o Coração de Jesus e o Coração de Maria nos revela os verdadeiros corações do homem e da mulher. Deus quando nos criou, colocou este órgão, onde ele pode aflorar dois sentimentos: o sentimento do amor e o sentimento do ódio. Mas o sentimento do ódio não pode ser o sentimento do verdadeiro coração humano, porque Deus criou cada um de nós para amar. Simplesmente para amar. E por que a gente vê por aí tanto ódio? E o ódio nos faz ver tanta coisa feia. E com o amor vemos só coisas bonitas e esta casa aqui, quando de vez em quando eu venho para celebrar e participar com as pessoas que são assistidas, dá para ver muito bem esta beleza, que é o amor. As nossas cozinheiras que cozinham com tanto amor, com tanto carinho, com tanta alegria. E aqui vem as crianças, vem os pais, cheios de alegria e esperança porque sabem que aqui serão bem acolhidos. Porque aqui, além de dar o alimento para o corpo, também o dá para a alma, que é a palavra de Deus. Aqui nesta casa. Então nós vemos esta maravilha, esta beleza.

Então entrando nas leituras. Principalmente no evangelho. Nós vemos aí a beleza. Uma vez encontrei uma pessoa que é de uma outra denominação Cristã. Interessante não dá para pensar: Nós somos cristãos, católicos, separar a figura de Maria da de Jesus. Quando me lembro de Jesus me vem à mente a figura de Maria, ou vice-versa. E esta senhora falou para mim o seguinte: Vocês são loucos, estão adorando deuses falsos e deixando o Deus verdadeiro. Aí você sabe..., quando vem um protestante, o evangelho, e diz: aqui que você tem que seguir. Começou a falar de Maria dizendo que Maria não é digna de louvação do nosso povo. Eu comecei a falar para ela assim: Olha, minha filha, não quero falar com você mais não. Porque se eu for explicar para você a importância de Maria para nós e para vocês você não vai aceitar. É interessante que ela falou sobre este evangelho. Que Maria, que foi relapsa, deixou Jesus se perder. Uma mãe, que é verdadeira, não deixa o filho se perder. Não deixa. Mas é porque não conhece a história, não conhece a Bíblia e repete aquilo que o pastor fala. Porque na tradição, nas peregrinações, a criança poderia escolher, ir com o pai ou com a mãe. E Jesus, na sua idade 12 anos, Ele... Então foi quando Maria pensou que Jesus estava com José, E José pensando que estava com Maria, e aconteceu. Mas isso foi necessário acontecer para que se cumprisse a palavra Deus. Se Maria não tivesse nenhuma preocupação com o filho ela não iria para trás para procurar o menino, e apavorada. Onde está Jesus? Ela foi procurá-lo e aí encontrou Jesus no meio dos doutores falando bonito. Já pensou, um menino 12 anos... Que maravilha que não deveria ser... Cheio de Sabedoria... E ela disse: Meu filho, por que fizeste isto conosco? Jesus olhou para mãe, e até disse,,. Essa mulher; inclusive repreendeu a mãe; não sabia que Eu tinha que me preocupar com as coisas do meu Pai? Maria sabia. Mas como uma boa mãe, uma grande mãe que ela foi, claro, ela teve as suas preocupações. Mas o que ela não consegue entender é que Maria acolheu tudo aquilo no seu coração terno, coração de amor... fraco e acolhido. E aí Jesus se levantou e se pôs sob sua mãe. Até aqui ela não consegue chegar. "Se fosse hoje ela poderia até ser presa por abandono de incapaz." Essas são as besteiras que a gente escuta por aí. E não consegue entender, que nós amamos a mãe porque amamos o seu filho Jesus. Quem ama a mãe ama o filho. Como é que pode uma pessoa dizer que ama Jesus e não ama a mãe de Jesus. Se existir isso, de cobranças, não creio que possa haver cobranças no céu, se existir, quando chegasse lá no céu, seria acolhido por Jesus que diria: Não, não quero acolher você, porque não acolheu a Minha Mãe... O filho que é bom filho não quer ouvir alguém falando mal de sua mãe. É isso que temos que entender. Não pode dizer que ama a Jesus sem Amar Maria; da mesma forma como ontem foi falado, como hoje também. Como você pode dizer que ama a Deus se você é incapaz de amar o seu semelhante? Como você pode dizer isso? Ainda vai dizer que ama Deus, ama Jesus, mas você é incapaz de dizer que ama Maria. Como pode uma coisa dessas? É uma contradição muito grande. E Maria nos ensina como devemos amar. Não foi à toa que entre as mulheres foi a escolhida. Porque Ela deu o seu sim, Ela deu o seu sim, por amor a cada um de nós. Ela jamais ficou omissa com as coisas ruins, com a realidade de seu povo. Ela orava pedindo a Deus pelo seu povo. E aí Deus se agraciou daquela jovem... E vai ser você Maria que vai participar da minha obra Redentora. Porque Deus viu que seu coração era cheio de amor. E quando falamos de imaculado vem a nossa mente um coração puro. Deus agraciou da pureza o coração de Maria, seu jeito simples de ser... Então ela nos ensina isso. Nas nossas orações, diante do Sagrado Coração, pedimos a Jesus: fazei o meu coração semelhante ao vosso. E podemos olhar para Maria e dizer: venha Mãe e fazei que o meu coração semelhante ao seu.

Eu moro em Alexânia, e lá tem lá essa Fazenda, e a nossa Paróquia é a do Imaculado Coração de Maria. E olha que interessante. Eu saí de uma paróquia que se chama de Sagrado Coração de Jesus e foi para outra, a do Sagrado Coração de Maria. Eu estou no grupo dos Sagrados. O coração de Deus. Os Sagrado Corações. Mas é uma decisão tão boa que não quero sair dela. Não quero.

Eu quero desejar a vocês, nossa família AVVD, e a vocês que aqui são assistidos, que aqui vocês trabalham, que vocês nunca deixem de amar este Coração terno, esse Coração puro, e peça a Maria, como pedimos ontem ao Sagrado Coração de Jesus, que o nosso coração seja verdadeiramente semelhante ao deles. Porque o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, são corações de verdadeiro homem e verdadeiro mulher, sempre voltado para o amor, sempre voltado para o bem. Se nós tivermos certeza, não faremos mal a ninguém. Amém?

Amém.

Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.



Santa Missa com Frei Olivar - chegada na Casa de Maria de Brasília.
Santa Missa com Frei Olivar - chegada na Casa de Maria de Brasília.
Santa Missa com Frei Olivar - Padre Josep fazendo leitura do Evangelho.
Santa Missa com Frei Olivar

09/06/2018 - 14:20h. - Padre. Edinaldo, reflexão: Em comunhão com a Igreja.

  O padre Edinaldo apresentou-nos uma reflexão com o tema "Em comunhão com a Igreja".

Padre Edinaldo

Áudio disponível:


--- Padre Edinaldo - Reflexão: Em comunhão com a Igreja ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Reflexão: Padre Edinaldo

Texto da Reflexão sobre "Em comunhão com a Igreja" foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.


Boa tarde.

Vamos pedir a Deus que nos ilumine, que abre o nosso coração e o nosso entendimento nessa tarde, que Ele possa falar dos nossos corações.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o vosso espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua Consolação, por Cristo senhor nosso, amém.

Vamos invocar também a presença de Nossa Mãe Santíssima, Nossa Senhora, que esteja junto conosco nesta tarde, ajudando-nos, guiando-nos, e direcionando-nos para o Cristo.

Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte, amém.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; amém.

Não precisa sentar. Como está os joelhos de vocês? Nós vamos cantar uma música que é muito difícil e vocês não conhecem. Então, prestem atenção.

A música diz assim: Aleluia, aleluia, aleluia, glória ao Senhor.

Vocês não conhecem?!... Não!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória ao Senhor. Fácil, não?

Agora vamos dividir em dois coros. Homens e mulheres. As mulheres vão cantar "aleluia" e os homens, "glória ao Senhor".

Combinado?

Agora vamos tentar usar a rapidez. Vamos cantar mais rápido.

Agora nos movimentos corporais. Toda vez que você cantar, fica em pé; quando não, senta.

Obrigado.

O tema que a coordenação me pediu que falasse com vocês foi: Em comunhão com a Igreja. Quantos de vocês aqui são católicos há muito tempo? Levanta a mão. Quem não é católico, não participa de nada... Para nós que somos católicos, nós, ao longo de nossa caminhada cristã, com certeza, muito de vocês já tiveram muitas experiências. E você tiveram muitas formações nas comunidades de vocês. Vocês já sabem muitas coisas sobre a Igreja, certo? O que vocês sabem sobre a igreja?

"A igreja somos nós". "A igreja é o corpo Místico de Cristo". "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". O fundamento da igreja. A igreja tem propriedades, características. Ela é una. Alguém sabe porque a igreja é una? Porque que ela é uma só? Porque é um só Deus. Todos nós tropeçamos a fé em um só Deus. Temos o mesmo batismo.

Todo mundo aqui é batizado? Tem algum pagão? Se não a gente batiza agora? Somos batizados no mesmo Espírito Santo. Recebemos a mesma filiação Divina. Por isso a igreja é Una. Porque a Igreja é santa? Por que a cabeça é santa. Porque que a Igreja é católica? Porque ela está presente no mundo inteiro. É fácil a gente compreender isso quando a gente pensa lá no Antigo Testamento, no judaísmo. Que eles queriam fechar neles mesmos a universalidade da salvação. E Jesus disse não. A salvação vem para todos. Deus salva a humanidade, o gênero humano. Se Jesus Cristo não é o salvador do gênero humano, ele não salva ninguém. Ele é o nosso Senhor e nosso salvador. Por que a Igreja é apostólica? Criada, fundada pelos apóstolos. A base da Igreja é a transmissão apostólica. Fora dessa transmissão não é Igreja. Tanto que aparece algumas seitas por aí e dizem que são católicas, mas não tem tradição apostólica. Se não tem tradição Apostólica, se o tronco da linha, não é Pedro, não são os apóstolos, então, não é Igreja Católica Apostólica. Às vezes falam que é a Igreja Católica, brasileira, falam isso ou aquilo, fala qualquer outra coisa, mas não é Apostólica, não tem o segmento dos apóstolos. Estou vendo que você são muito bem preparados no tema. Então eu queria falar outra coisa.

Eu conheci uma pessoa uma vez, que veio me falar sobre uma história que talvez a gente possa se enquadrar dentro dela. Uma vez ele estava numa adoração ao Santíssimo, numa sexta-feira, o Santíssimo estava exposto. O senhor estava rezando. Eu cheguei perto dele, eu conhecia. De repente, no momento da oração, ele me falou assim: Padre, eu sou católico, mas eu não sou cristão. E a partir daí começa a iniciar toda uma série de discussões e de conversas acerca disso. E é uma questão, um ponto, que, na verdade, atinge-nos e toca-nos profundamente. Por que, quantos de nós somos católicos, mas não somos cristãos? Parece antagônico. É uma afirmação difícil de ser compreendida. Porque se nós somos católicos... E Vocês acabaram de dizer que a Igreja Católica é fundada nos apóstolos. O cabeça é Cristo. Nós somos cristãos, então? Não necessariamente. A nossa experiência cristã, ela determina o nosso cristianismo. O quanto nós somos cristãos. Fez acabaram de chegar de uma experiência de uma casa que cuida... As crianças que são cuidadas e evangelizadas pela Verdadeira Vida em Deus. É uma experiência. Mas quantos de nós não move-se em direção ao próximo? Quantos de nós vive no nosso comodismo. Conhece muito bem. Alguns estão muito bem preparados na fé. Conhecedores formados. Hoje a Igreja tem sessões de formações em vários lugares. Tem acesso. Quantos cristãos não são doutores? Não são mestres na doutrina católica. Mas, verdadeiramente, será que vivemos a nossa fé? Será que nós praticamos o que Jesus nos ensinou? Será que no nosso dia-a-dia, a nossa prática, cotidiana, condiz com aquilo que acreditamos? Exatamente essa a questão fundamental da nossa vida cristã. Porque nós precisamos nos configurar, colocar junto à nossa figura, a figura de Cristo. Sermos um com ele. As nossas atitudes, o nosso coração, o nosso pensamento, precisa estar unido ao coração de Cristo. Nós precisamos agir como Ele. E quando eu falo sobre este tema eu não consigo deixar de lembrar de uma música muito expressiva de nosso querido Padre Zezinho. Que eu acho que vocês não sabem, vocês são mais novos que eu. Então, provavelmente, vocês nunca ouviram essa música. Ela é mais ou menos assim: Um dia uma criança me falou...

Ontem a Igreja celebrou uma solenidade importantíssima. Quem lembra? Qual foi? O Sagrado Coração de Jesus. Estamos celebrando a festa do Imaculado Coração de Maria. Quem aqui é do apostolado de oração? O que diz o apostolado da oração, os seus apóstolos: "Jesus, manso e humilde coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso." A Sagrada Escritura diz mais de 100 vezes a palavra coração. E o centro do homem é um coração. O coração é um lugar importantíssimo. É o lugar dos sentimentos. É a casa onde colocamos tudo aquilo que nós queremos. Deus nos fez assim. Deus nos fez com a capacidade para amar. Deus nos fez aptos para o amor. Ao mesmo tempo isso é uma coisa boa, isso é uma coisa ruim. Porque muitas vezes o nosso coração não tem filtro. O nosso coração não consegue escolher. Coração não sabe determinar exatamente aquilo que deve amar. E muitas vezes nós passamos muito tempo da nossa vida falando as coisas erradas. Eu já escutei gente falar em confissões, pessoas que deixaram de falar com outras por questões materiais. Dinheiro. Coisas que você não pode acreditar. Eu não lembro de confissões. Você pode se confessar comigo e 3 horas depois eu esqueço o que você falou. Minha lembrança é muito rara para esse tipo de coisa. Mas essa confissão me chamou atenção. Um dia a senhora veio confessar comigo e falou uma série de acusações...

Logo depois ela falou que queria confessar, que não estava falando com a sua comadre. Mas, criatura, vai falar com o santo padre. Falar com a comadre. Conversei um pouco com ela e no final resolvi perguntar: o que que ela fez? Ah., ela pegou uma toalha comigo e nunca devolveu. Vocês acreditam? Quem é capaz de interromper uma relação, de deixar de construir uma relação com a outra pessoa por um bem material. É tão chulo. Quanto custa uma toalha de banho, gente? ... Quanto vale aquilo? E a partir daí eu comecei a pensar: Quanto será que valia essa relação? ... É isso que eu falo que nós temos que colocar filtro em nosso coração. Jesus com seu coração exposto, disposto sempre a nos amar, a nos perdoar, a nos aceitar como nós somos, a fazermos participar da Sua vida como nós somos, esquece e deixa de lado tanta coisa. E nós, muitas vezes, esperamos, almejamos que um dia chegamos ao reino dos céus, mas trazendo em nosso coração tanto sentimento e tantos apegos, que Deus não consegue encontra o caminho de nossa casa dentro do nosso coração. Porque nós não começamos a construir uma vida diferente? Nós temos consciência de toda a doutrina da igreja. ... Vocês são conhecedores profundos da doutrina da Igreja. Mas a pergunta é: Para que serve essa doutrina? Qual o sentido de saber que eu faço parte da Igreja? Qual o sentido de saber que eu estou nessa igreja? E a cabeça da Igreja é Cristo, se isso não me leva aproximar-me do outro. Se isso não me coloca junto do outro, se isso não me põe ao lado do outro. A Doutrina, aquilo que eu sei acerca da Igreja, de Deus, acerca de tudo que eu preciso acreditar, só serve para que eu possa ter mais condições de chegar a ter Deus. Fora isso, o que vai me levar ao reino dos céus é exatamente aquilo que eu conseguir transformar no conhecimento que eu tenho de uma prática verdadeira. Como é que nós conseguimos traduzir? Como é que nós conseguimos transformar todo o nosso conhecimento em Vida? Só praticando. Muitas vezes nós somos este senhor, também. Eu sou católico, mas eu não sou cristão. Que aja exatamente como pagão quando eu decido, por exemplo, falar mal da vida alheia. Essa semana eu tive uma conversa... vou lavar roupa suja aqui. A 15 dias atrás nós tivemos uma visita pastoral na nossa comunidade. O cardeal foi visitar a paróquia. Isso é praxe por aqui. O cardeal passa 4 dias. Uma pessoa simplesmente faz um comentário desnecessário no grupo de WhatsApp: quem é vai vir aqui mesmo? É o arcebispo? Quem é esse homem? Para que ele virá aqui? O que ele vai fazer aqui? ... Tinha uma série de outros comentários, que não compensa falar... Mas o que está acontecendo? O que vocês estão falando? E começaram a falar um monte de coisas... E eu comentei: você não tem fé, você não é cristão. Você não conhece a Deus. Porque se você conhecesse a Deus, se você tivesse fé, você não faria o que você está fazendo. Você não falaria o que você está falando para as pessoas. Você não faria isso. Por uma única razão: Porque você está escandalizando algumas pessoas. Várias pessoas saíram do grupo. Era um grupo de casais. Um monte de pessoas saíram do grupo. Outras ficaram revoltadas. Eu sei que a confusão que ele disse virou um sarapatel. E depois para você apagar esse fogo e chamar todas essas pessoas que saíram. Um comentário inútil, desnecessário. Ele participa de um movimento. mas, pergunta, quantas vezes ele vai na missa? Eu perguntei para ele: quanto tempo faz que você não vem a igreja? Ah, padre, desde janeiro. Tem muita condição de falar alguma coisa da comunidade... Uma pessoa que visita esporadicamente, que assiste de longe, e quando a gente está fazendo alguma coisa, vem jogando pedras. Os padres devem ter alguns paroquianos parecidos, assim. Sempre tem. A gente trabalha, trabalha, aquele que está passando lá na porta, não sabe nem o que está se passando aqui dentro, nem conhece o contexto da situação, começa a tocar pedra. Por que não vão fazer alguma coisa? Por que não faz algo de produtivo? E nós, muitas vezes, agimos desta maneira. Quantas vezes nós falamos desnecessariamente. Estamos vendo as pessoas construindo o templo de Deus e nós vamos lá, com a nossa língua venenosa, e tacamos a nossa pedra. E julgamos o outro. E falamos mal, e destruirmos alguma coisa que está tentando ser construída ali. Falta fé. Do que adiantou o seu conhecimento sobre a Igreja? Do que adiantou você saber que Jesus é a cabeça da Igreja? De que adiantou você saber todas as características da Igreja? Você está anos dentro da Igreja, mas age como um pagão. Nós não devemos exercitar a nossa fé como diz a música do Padre Zezinho: amar como Jesus amou. E como Jesus amou? Jesus amou interessadamente? Se você me ama eu te amo, se você não me amar não vou te amar. Foi isso que Ele fez? Eu te amo. Se você não quiser me amar, o problema é seu. Eu estou te amando independente de qualquer coisa. Esse é exatamente o caminho que a Igreja tem que fazer.

Francisco está aí. Está traduzindo muitas coisas complicadas da nossa Igreja com tanta simplicidade. E uma das coisas que ele insiste em dizer, em falar de diversos modos, é que nós temos que nos aproximar das outras pessoas, nós temos que chegar perto delas. Nós temos que acolher a todos. E nós não somos melhores só porque nós estamos aqui dentro. A Igreja não é posse de ninguém. Ninguém possui a Igreja. Às vezes nós nos sentimos donos. Proprietário da Igreja. Quando chega alguém nós queremos criticar, nós queremos condenar. Porque nós chegamos primeiro. Porque nós somos os melhores. Porque eu estou aqui há muito tempo. Nós achamos que nós possuímos. A Igreja não é de ninguém. A ninguém possui nada. Quando nós estamos numa comunidade, o que a comunidade fez foi ceder terreno para que a Igreja Católica se instalasse lá. Mas o dia que acabar a semente da igreja lá, os sinais da igreja, e acabar a igreja, só vai ficar o prédio. E vocês podem fazer um sindicato. Vocês podem fazer um clube. Vocês podem fazer o que quiserem dentro da Igreja. Vocês não mandam na Igreja. A Igreja não pertence a ninguém. A igreja pertence a Cristo. Nós participamos dela. E é assim que nós temos que nos sentir. Participantes eu botei de volta. Colaboradores. E não donos. Porque quando a gente se sente dono, a gente quer julgar as pessoas. A gente quer apontar nosso dedo e dizer: você sim, você não. Você sim, você é meu amigo. Você não. Você é bonitinho. Você é isso. Você é aquilo. Nós separamos as pessoas. Deus não faz isso. Nós acabamos de ver a Igreja é Universal. A Igreja é de todos. A Igreja é para todos. Nós somos mais um membro da Igreja. E nós não podemos agir como se nós fôssemos proprietários. Majoritários naquela comunidade. Eu sou zero vírgula infinitamente um... Igual a todo mundo. A Igreja de Cristo. E quando eu sair dela, eu não faço mais parte.

Abram aí, em João 15. Vocês sabem qual o tema de João 15? A videira.

Pode ler um pedacinho...

"O meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, Ele cortará..."

Olha que coisa linda. Pode repetir...

"Se permanecerdes em Mim e as Minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito..."

Salva de palmas.

Se a gente deixa a Palavra aqui, só ela já disse tudo.

A facilidade que Jesus tinha com seus interlocutores, se dava exatamente porque Ele compreendia, Ele conseguia prescrutar cada pessoa. Ele era o melhor pregador por causa disso. Porque ele dizia as palavras que as pessoas conseguiam entender. É bom quando a gente está falando e as pessoas entendem. Elas estão compreendendo. E Jesus fazia isso. Eles simplificava verdades profundas que estavam no coração de Deus, misteriosas, e de uma forma muito simples. Tem alguma coisa mais bonita da Igreja, ou falar do céu, do que falar da videira e dos seus ramos. Jesus faz essa afirmação categórica. Eu Sou a Videira. Não há um pingo de dúvida nessa afirmação. Eu Sou a videira. O tronco Sou Eu. Vocês estão ligados a Mim. Ninguém pode discutir uma árvore. Imagina o diálogo de uma árvore. A árvore discutindo... Qual é a parte mais importante? Aí a fruta ou o fruto da árvore vai dizer, sou eu. Sou eu, porque alimento; as folhas podem dizer: somos nós, porque fazemos sombras. E o tronco vai dizer número do Rio: sou eu, porque eu sustento vocês. Aí chega a seiva e diz: o mais importante da árvore sou eu, porque alimento todos vocês. Eu sou a seiva. Já viram uma árvore morta? Sem vida. Não tem seiva. Jesus é seiva e dá a vida, mas a quem está ligado a Ele. Nós não somos nada dentro da Igreja. Não somos ninguém. Separadamente nós não somos nada. Nós não podemos nada. Dentro da igreja, Juntos, nós somos mais fortes. Nós somos tudo. Então, porque querer separar, se eu sou apenas uma parte, se eu não sou o todo? Algumas pessoas têm essa mania, tem esse pensamento errôneo de imaginar-se melhor, de se imaginar maior do que o outro. Todos nós somos importantes. Cada um no seu lugar. Cada um na sua função. Exercendo o que faz. Fazendo o que sabe fazer. É importante. Ninguém quer mais do que ninguém. E nós não podemos considerar o outro de forma diferente. São conceitos simples. São coisas simples. E talvez vocês escutem todo dia. Mas o que nos falta de verdade é viver. É praticar. A dificuldade que a gente encontra dentro da Igreja, se a gente for fazer uma reunião paroquial, se fôssemos juntar todas as pessoas da comunidade e começássemos a fazer um levantamento dos problemas, iriam dizer várias coisas, inclusive que o pároco não é bom. Esse é o primeiro item que nós vamos ouvir: o problema é do padre. O padre é isso. O padre é aquilo... Ninguém olha para si. Eu sou psicólogo também. Freud diz que a maioria das pessoas, dos seres humanos, são neuróticas. Sabe o que significa isso? É fácil a gente compreender isso quando a gente olha a nossa vida de comunidade. O neurótico nunca põe o problema nele. O problema é sempre do outro. Faz uma reunião de avaliação e observa como as pessoas falam de si. Quantas pessoas dizem que a culpa de seu movimento se olhar direitinho não é dele. Olha para as análises que são feitas. Ninguém fala de si. Neuróticos. A gente consegue analisar o outro; a gente consegue julgar o outro; a gente consegue falar mal do outro; a gente consegue fazer tudo do outro; mas da gente, a gente não sabe; a gente não se enxerga; a gente não vê; a gente não consegue se perceber. E é uma dificuldade que nós temos que trabalhar. As pessoas algumas vezes falam bem assim: você precisa fazer uma terapia. Nossa padre, não sou doido. Ninguém acha que tem problema. Na verdade todos nós temos. Todos nós temos uma dificuldade infinita de relacionar-se com o outro. Só que a gente não percebe isso. A gente, como acabei de falar, não se enxerga. Não estou xingando ninguém e nem brigando. Não se enxergar-se é não se perceber-se. É não ver-se. Às vezes a gente consegue ver a nossa imagem refletida no espelho, mas a gente não consegue ver as nossas atitudes. Em muitos momentos o nosso comportamento pesa na nossa vida comunitária. Pesa na nossa relação com o outro e a gente não sabe por que. É só por isso: porque a gente não se enxerga. Sabe qual que é a maior chave de uma sessão terapêutica? É quando o paciente consegue enxergar aquilo que você vê, esse é o insight, como diria Freud, do tratamento. Quando a gente faz terapias de casais, quando estou fazendo atendimento de casal, eles entram na seção e começam a se acusar. Enquanto eles não terminam de se acusarem, eles não entram em terapia. E os casais vão de uma, duas,... dez seções. E dizem: Ah., não vou continuar porque não está resolvendo. Sim, não está resolvendo. Porque o problema não está no outro. O problema que muitas vezes tentamos resolver, não está no outro. O problema está em nós. O crescimento dos nossos movimentos, das nossas pastorais, da nossa comunidade, não depende de quem só está à frente dela; claro que depende também; nós temos responsabilidades, mas não depende só de nós. Depende da comunidade, que não consegue também ver transformar algumas atitudes, alguns comportamentos. É igual o que compartilhei com vocês: você luta para trabalhar e tem sempre alguém minando o seu trabalho por baixo. Jogando um contra o outro. Afastando pessoas. Fazendo aquelas confusões. E olha que a gente reza. Não é falta de oração, não. A gente reza e reza muito. Tem cerco de Jericó, tem oração de intercessão. Mas, o demônio sempre acha um jeito de chegar na gente, por mais que a gente reze. A gente precisa transformar as nossas comunidades. A gente precisa transformar as nossas vidas paroquiais. A partir de nós mesmos. A partir do nosso comportamento. A partir das nossas atitudes. A partir da maneira, da forma, como nós agimos com outro. Essa é uma forma de santificação. Nós e da nossa comunidade.

Eu gostaria de encerrar com uma frase que escutei do Padre Fábio de Melo. No dia da ordenação dele, o Bispo que o ordenou disse assim para ele: Deus não pode fazer absolutamente nada com suas mãos se antes Ele não possuir o seu coração. Nada. Tudo o que a gente faz; qualquer ação; qualquer atitude não vale nada. Não tem retorno, não tem valor de eternidade, se primeiro, a nossa atitude não brotar do interior de nosso coração. Tem muita gente que trabalha nas nossas paróquias. Tem muita gente que se esforça, que dão a vida para aparecer, para querer ser melhor que o outro, para controlar a situação, para estar por cima, para ser vista... Se Deus não possuir primeiro o nosso coração toda nossa atitude é vã. Tudo aquilo que nós fizermos é um pouco, porque parte da exterioridade, não parte da alma. Não parte do íntimo de nossa coração. Por isso temos que nos apegar a essa devoção. Quem não é devoto do Coração de Jesus, seja. Nós temos que lutar, se esforçar para que nosso coração seja transformado. Para que interiormente sejamos salvos por Deus. Para que sejamos resgatados por Deus a partir do nosso coração. Como disse no começo, é a parti do coração que parte todas as nossas atitudes, todas as nossas ações, a nossa bondade, a nossa maldade, partem de nosso coração. Se nós não convertermos o nosso coração, se nós não mudarmos os nossos corações, até uma coisa que aparentemente seja muito boa que estejamos fazendo será ruim. Porque será feito em prol de mim mesmo, de minha vanglória, da minha vaidade. Isso não importa para Deus. Quando nós fazemos alguma coisa, Deus está querendo nos salvar. Ele quer nos salvar. Quando nós ajudamos, quando nós construímos, quando nós fazemos algo, Deus está nos salvando. Mas, é preciso que esse algo que fazemos seja sincero. Seja algo que, realmente, seja meritório de graça, da bondade de Deus. Por isso, peçamos a Deus que converta o nosso coração. Que Ele possa mudar as nossas atitudes. Arrancar a maldade, a malícia. Muitas vezes nós somos maliciosos. Muitas vezes olhamos para as pessoas com olhar completamente errado. É preciso ser igual as crianças. Ter um olhar mais puro. Menos maldade no coração. Façamos essa campanha: menos maldade no coração. Mais pureza, mais bondade no coração dos cristãos. Onde podemos viver numa Igreja onde, realmente, sejamos cristãos de fato.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.



Padre Edinaldo, reflexão: Em comunhão com a Igreja.
Padre Edinaldo, reflexão: Em comunhão com a Igreja.
Padre Edinaldo, reflexão: Em comunhão com a Igreja.
Padre Edinaldo, reflexão: Em comunhão com a Igreja..

09/06/2018 - 15:30h. - Palestra: O progresso na Oração e a Aridez Espiritual - Dalton.

  A Sr. Dalton apresentou-nos uma reflexão com o tema "O progresso na Oração e a Aridez Espiritual".

Sr. Dalton

Áudio disponível:


--- Palestra: O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Reflexão: Dalton

Palestra: O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - SLIDES.


O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 1.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 2.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 3.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 4.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 5.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 6
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 7.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 8.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 9.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 10.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 11.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 12.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 13.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 14.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 15.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 16.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 17.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 18.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 19.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 20.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 21.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 22.
O progresso na Oração e a aridez Espiritual - Dalton - Slide 23.

Palestra - Dalton - participantes.
Palestra - Dalton - participantes.
Palestra - Dalton - participantes.
Palestra - Dalton - participantes.

09/06/2018 - 17:30h. - Site AVVDBrasil e recursos de mídia sociais - Geciel

  A Sr. Geciel falou-nos sobre "O site AVVDBrasil e recursos de mídia".

Sr. Geciel

Áudio disponível:

--- Palestra: O site AVVDBrasil e recursos de mídia - Geciel ---


Site AVVDBrasil e recursos de mídia sociais - Geciel


Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 1.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 2.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 3.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 4.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 5.
Site AVVDBrasil - Geciel -  Slide 6.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 7.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 8.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 9.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 10.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 11.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 12.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 13.
Site AVVDBrasil - Geciel -  Slide 14.
Site AVVDBrasil - Geciel - Slide 15.
Site AVVDBrasil - Geciel -  Slide 16.

Site AVVDBrasil - Geciel - participantes
Site AVVDBrasil - Geciel - participantes
Site AVVDBrasil - Geciel - participantes
Site AVVDBrasil - Geciel - participantes

09/06/2018 - 19:30h. - Reflexão sobre o tema do retiro - Cesar.

  O Sr. Cesar, Contato Nacional da Associação A Verdadeira Vida em Deus apresentou-nos uma reflexão sobre o tema do retiro, qual seja: "Embelezai a Minha Casa, com a vossa devoção ao meu Sagrado Coração e ao Coração Imaculado de vossa Mãe”.(AVVD-05 de outubro de 1991)."

Sr. Cesar

Áudio disponível:


--- Músicas ---

--- Reflexão sobre o tema do Retiro - Cesar ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Reflexão: Cesar

O presente texto foi recebido do autor para publicação.

PALESTRA RETIRO NACIONAL – DF
Junho de 2018

Tema de nosso retiro: “Embelezai a Minha Casa, com a vossa devoção ao meu Sagrado Coração e ao Coração Imaculado de vossa Mãe”. (AVVD-05 de outubro de 1991).

É uma proposta muito interessante que Jesus nos quer confiar, porém é um tanto comprometedora para nós, vai exigir muitos esforços e renuncias de nossa parte.

1 - A primeira etapa deste processo, é necessário nos purificar, é procurar o caminho da Santidade, nascer do espírito.

O que Jesus disse a Nicodemos?... O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Quem quer se tornar um verdadeiro instrumento de Deus, tem que nascer do espírito.

Vamos por parte.

Quando Jesus pergunta a Vassula:

Vassula qual é a mais importante, Minha Casa ou a sua casa. Naquele momento... Acredito que foi uma pergunta tanto estranha para Vassula.

Mas ela não hesita em dizer, A Sua Casa, mesmo não entendendo qual a verdadeira intenção de Jesus e então Jesus lhe diz:

"Reaviva a Minha Igreja, embeleza a Minha Igreja, une a Minha Igreja"(AVVD-28 de novembro de 1995)

Esta passagem lembra muito São Francisco de Assis, quando Jesus também lhe fez um pedido: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. Creio que São Francisco também não tinha o entendimento necessário do verdadeiro sentido da missão da qual Jesus lhe confiará, porém, sua humildade e obediência o fez entender que era para restaurar a Igreja de São Damião.

Somente é visível para aqueles que hoje estão vivendo em comunhão com Deus, o quanto o mundo está mergulhado no pecado, a maioria das pessoas estão pecando pela ilusão do “modernismo” que é o grande mal desta era.

O mundo está perdendo totalmente o Temor de Deus, até mesmo os escolhidos estão vivendo mergulhados na apostasia ao ponto de não saber distinguir o que é sagrado e o que é mundano.

A humanidade provoca a Ira de Deus da forma que as pessoas estão agindo.

Infelizmente, para muitos de nós, alguns pecados está se tornando algo “quase que normal”, convivemos com o pecado como se ele fizesse parte de nosso no dia-a-dia; até achamos que é inevitável, simplesmente porque a maioria das pessoas estão vivendo assim.

...Sabem o que está parecendo !!... está parecendo que o pecado que expulsou Adão e Eva do paraíso; que os mesmos pecados que causou o dilúvio e que dizimou Sodoma e Gomorra, hoje não são mais pecados!... será?

Isaías 5:20 - "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce o amargo!"

Em toda história da humanidade, em épocas críticas que abalaram até o alicerce da fé, como nestes tempos em que a nossa geração está vivendo, Deus, na Sua infinita Misericórdia, sempre tem interferido, sempre suscitando novos Moisés para tirar seu povo da escravidão do pecado e traze-los para as terras prometidas, onde jorra leite e mel.

Não tenho dúvidas em dizer que Vassula é um destes Moisés que Deus suscitou para tirar o Seu povo da escravidão do pecado, trazendo-os para a terra prometida.

Os que foram escolhidos para fazer parte desta maravilhosa obra da AVVD, tiveram a misericórdia de Deus, Ele nos dá uma chance para atravessarmos este mar de pecados desta geração, de pés enxutos, assim como O fez para os Judeus quando atravessaram o mar vermelho para escapar dos egípcios.

Porém, para que sejamos dignos de caminhar à serviço da obra AVVD, o primeiro passo é oferecer a nossa vontade à Jesus com convicção, assim como Vassula o fez; foi uma das primeiras coisas que Jesus pediu a Vassula e, certamente, pedirá aos que querem viver neste hino de amor, “nossa vontade”.

Jesus espera, ansiosamente, por aqueles que se entregam por inteiro. Muitos porém, quando estão cansados, com fome e com sede, se deliciam com o maná do céu que a AVVD tem oferecido, mais depois, de saciarem sua fome e sede, ficam acomodados em seus ninhos a descansar sem se importar com seus irmãos necessitados que estão se afogando neste mar de lama de pecado ao ponto de perderem suas almas.

Jesus me faz lembrar aqui sua mensagem de 26/01/1992, que muitos de nós conhecemos e rezamos, o ato de “Consagração ao Sagrado Coração de Jesus”.

Jesus, ao ressuscitar Vassula, usou de muita pedagogia. Primeiro faz experimentar a alegria e a doçura de sentir a Sua presença em sua alma, mais tarde, ela experimenta a amargo fel ao ver seus pecados, em seguida veio o arrependimento de todos seus pecados, a purificação, que lhe causa muito dor por tê-los cometidos e assim completa o ciclo da conversão.

Meus irmãos, muitos aqui de nós passou pelo mesmo trajeto, uns com mais intensidade e outro com menos intensidade, mais o suficiente para receber as graças necessárias para uma vida em Deus.

Neste primeiro período, Jesus lhe pede que esteja em constante oração, rezai, rezai, e jejuai, que é a prática do exercício para embelezar a alma e o corpo, que é o templo do ES e, portanto, também a casa de Jesus. Vejamos o que diz a mensagem de Jesus no dia 20.01.01 – pg. 1094.

Não podemos ter a pretensão de querer embelezar a Casa de Deus, a Igreja, sem antes se purificar totalmente, ao ponto de ser digno de usar o traje nupcial para receber o noivo, nosso Amado Jesus.

Importante - Notemos que Vassula sempre está de mãos dadas com a Igreja, sua missão requer audácia e muita coragem, mais com humildade e nunca trilha o caminho da desobediência.

Para aqueles que tem o desejo de trilhar por este caminho da AVVD, não será diferente do caminho no qual Jesus traçou para Vassula. Não existe outro caminho, ou trilhamos ou ficaremos para traz.

Lembrem-se também, se quisermos progredir espiritualmente, em quaisquer circunstâncias, é necessário estar em comunhão com a Igreja. Como?... trabalhando em nossas paróquias: na liturgia, Ministros Extraordinário da Eucaristia, Catequese, grupos de oração, nas pastorais, enfim, nossa presença irá trazer paz e luz para a comunidade.

2 - Na Segunda parte deste processo, depois da purificação, vem o desejo de ser instrumento de Deus. Nesta etapa, começa haver sérios conflitos dentro de nós, nossa alma tem necessidade do despojamento. Este despojamento vai ser conforme até que ponto desejo ser instrumento de Deus.

Por exemplo, o Jovem Rico, segundo evangelho Mateus 19, ele pergunta para Jesus: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?

Primeiro Jesus diz que ele deveria obedecer aos mandamentos.

Mas, o Jovem Rico fez uma segunda pergunta a Jesus: o que me falta ainda?

Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

Uma pergunta que não quer calar!!! E se Jesus agora, hoje aqui, fizesse a mesma pergunta para nós?...qual seria a nossa resposta?

Exemplo: Cesar!!, vai e vende todos os teus bens e dê aos pobres e depois vem e segue-Me !...Será que minha fé seria o suficiente para tanto?... Ou faria o que o Jovem Rico fez?

Vejam bem, Jesus, por misericórdia e por nos amar tanto, não pediria isto para nós hoje aqui. Ele sabe que nós iriamos fraquejar em nossa escolha. Porém Ele espera que sejamos bem mais despojados e que tenhamos caridade com os mais necessitados e para isto, Ele nos pede muito pouco, o tanto que não nos fará falta.

Se dermos uma pequena parte, somente o tanto que poderia manter o Seu pedido muito especial. Qual seria este pedido especial de Jesus?... Todos aqui lembram?

Em 27 de março de 2002, Jesus fez um pedido especial a Vassula: “Estabelece as Nossas Beth Myriam por onde quer que possas. Ergue os oprimidos e ajuda o órfão. Protege-Me, tira-Me da valeta, abriga-Me e alimenta-Me. Liberta-Me do Meu fardo e da Minha fadiga; ajuda-Me e anima-Me. Tudo o que tu fazes ao menor dos Meus irmãos, é a Mim Mesmo que o fazes... Eu abençôo aqueles que apoiam a Minha vida. Possam eles permanecer virtuosos e amorosíssimos. Eu estou convosco”.

Em João 18:36 – O que disse Jesus a Pilatos: “Meu Reino não é deste mundo.

Nesta frase percebemos que Jesus foi bem categórico em afirmar aos que O seguem que não devemos nos apegar a este mundo com bens materiais, devemos ser mais desapegados...

Meus irmãos e irmãs.

Dizemos que esta obra nos coloca na intimidade com Deus, que conhecemos Deus como amigo, que podemos estar conversando com a Trindade a todo momento, que podemos convidar Jesus para nos acompanhar em todos os lugares, enfim, um Deus acessível a todos nós.

Porém, eu acredito que esta intimidade com Jesus irá, automaticamente, nos tornar a imagem e semelhança Dele, porque quanto mais entrarmos nesta intimidade, mais seremos despojados das coisas materiais e mais usaremos da caridade com os que necessitam. Assim aconteceu com os Santos.

Quem conhece bem as mensagens da AVVD, certamente sentirá em seu coração que não pode existir uma intimidade com Deus sem amar a seu próximo como a si mesmo.

É o mandamento que Jesus nos ensinou. Digo-lhes, que estaremos nos enganando se ficarmos no anonimato da fé... Sabe, tipo assim, eu Amo Deus, eu sinto sua presença, etc... Mais seu eu não amar o próximo e não perceber a presença de meu irmão que necessita de minha ajuda!!!... sinto muito, Jesus não estará perto de você.

Sentir a presença de Deus e não enxergar seu irmão necessitado, não combina com a natureza do amor de Deus...

Terminando:

O lema deste Retiro, somente poderá ser possível, quando tomarmos consciência que a palavra “embelezar” consiste em sermos testemunhas vivas e colocar em prática todos os ensinamentos que aprendemos com Jesus neste hino de amor. Quem conhece a Obra sabe do que estou falando....

Amém...



Reflexão - Tema do Retiro - Sr. Cesar - participantes.
Reflexão - Tema do Retiro - Sr. Cesar - participantes
Reflexão - Tema do Retiro - Sr. Cesar - participantes
Reflexão - Tema do Retiro - Sr. Cesar - participantes

09/06/2018 - 20:30h. - Testemunhos

  Voluntárias da Casa de Maria de Brasília fazem o seu testemunho".

Voluntárias Casas de Maria - Salvador

Áudio disponível:

--- Testemunho - Voluntárias da Casa de Maria de Brasília ---

Texto foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.


Então, vamos apresentar para vocês o testemunho das voluntárias da Casa Beth Myriam de Brasília. Para vocês conhecerem o lindo trabalho que elas fazem.

Assim, vou falar muito rápido, mais assim, eu cheguei na casa de Maria arrasada. E hoje conheci a Verdadeira Vida em Deus e me identifiquei com a obra. E daí para cá é só graça. Nessas últimas semanas mesmo, a gente, eu fui chamada para rezar um terço e eu apresentei a imagenzinha, a capelinha, e o pessoal pediu para fazer nove dias de novena. Nesses nove dias cem pessoas participaram da novena. E todos ... as mensagens... e as pessoas ficaram maravilhadas. Sabe, todo mundo querendo saber como é que eu tinha chegado... Assim, eu não tinha muita coisa para falar, porque eu não vi tudo. É o Senhor que me inspira a falar. Então, assim. E elas ficam admiradas com as orações que sai numa leitura e bate com a Verdadeira Vida em Deus. Então, assim, e todo mundo ficou apaixonado por essa obra. Então me pediram mais e eu estou sempre levando o santuáriozinho (a capelinha). Para mim é um prazer. Porque Deus só tem me dado maravilhas. E assim, através do meu, da Verdadeira Vida em Deus eu não vou ver... Eu perdi filhos, tia, assim... Eu tenho uma família desestruturada, mais eu achava que tinha tudo, mas eu não tinha nada. Mas quando eu conheci essa obra eu me completei com ela.

Eu só queria dizer muito obrigada. Eu só tenho gratidão pela Casa de Maria, por Maria. Obrigado.



09/06/2018 - 21:30h. - Oração de Cura e Libertação e Adoração - Pe Fernandes

  Padre Fernandes conduz a Oração de Cura, Libertação e Adoração".

Padre Fernandes

Áudio disponível:

--- Oração de Cura, Libertação e Adoração - Padre Fernandes ---


Oração de Cura - Pe Fernandes
Oração de Cura - Pe Fernandes
Oração de Cura - Pe Fernandes
Oração de Cura - Pe Fernandes

2018: Retiro Nacional em Brasília - Casa de Maria

2018: Retiro Nacional em Brasília - Testemunho

Algumas imagens do Segundo Dia.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior


Sagrado momento de adoração ao Santíssimo
Missa realizada na Casa de Maria de Brasília: participantes
Casa de Maria de Brasília
Meninos e meninas da Casa de Maria de Brasília

Missa na Casa de Maria de Brasília, celebrada por Frei Olivar
Reflexão: O progresso na oração e a aridez espiritual, com Sr. Dalton
Site AVVDBrasil e redes sociais, com Sr. Geciel
Outro sagrado momento de adoração ao Santíssimo, com Pe Fernandes

DOMINGO

DOMINGO - 10/06/2018 - 3o DIA

O domingo começou. Alguns, por outros compromissos ou em função de horários de meios de deslocamento, já haviam retornado para seus lares.

Embora houvesse a tristeza das despedidas, a manhã esquentou com diversos testemunhos, a missa - com padre Tarcísio e demais sacerdotes presentes, e a bênção e envio das capelinhas e outros objetos - por Frei Olivar.

No geral, tudo foi muito maravilhoso. A mão de Deus estava sempre presente e Ele agiu e age em nossos corações a todo momento.

10/06/2018 - 08:30h. - Testemunho das 3 irmãs

As três irmãs, são: Maria, Josefa e Flávia.

Maria, Joseja e Flávia, da esquerda para direita

Áudio disponível:

--- Testemunhas: as 3 irmãs - Maria, Joseja e Flávia ---


As três irmãs
As três irmãs
As três irmãs
As três irmãs

10/06/2018 - 08:40h. - Missa - Padre Tarcísio

08:40 - Santa Missa, Dia do Senhor, celebrada por Padre Tarcísio.

Liturgia da Palavra:
[1a Leitura: Gênesis 3, 9-15]
Salmo Responsarial: [Sl 129,130]
[2a Leitura: 2 Coríntios 4, 13-5,1]
Evangelho: [Jo 19,31-37]

  "No Senhor, toda graça e redenção."
[Salmo Responsorial]
 

Antífona de Entrada:

O SENHOR é minha luz e minha salvação, a quem poderei eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbe (Sl 26, 1s)

Oração do dia:

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem poderei eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem tremerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbe (Sl 26, 1s)

Texto da Homilia foi transcrito a partir do áudio. Pode haver algumas pequenas alterações, fim adequação gramatical; ou supressão, por não captar corretamente o áudio.

Ave Maria cheia de graça...

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado; e sua mãe Santíssima, salve. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Excelentíssimos padres. Não conheço pelo nome, todos.

Queridos padres, amados irmãos e irmãs. Não sei se foi proposital, mas, as leituras de hoje, lembram e falam aquilo que a doutora Margarida me pediu para botar na homilia. Na verdade é uma palestra, é uma homilia, mas que fala do mistério e dos sacramentos da Reconciliação, da Penitência e da Confissão. Mas o caso é que ouvimos hoje, principalmente na primeira leitura, foi esse sacramento ou antes..., já no antigo testamento, primeiro livro de Gênesis, quando nossos pais pecaram, perderam a graça, mas confessavam; confessava o pecado como escutamos aqui na boca do próprio Adão, quando nosso Senhor o interroga: Eu comi. Ele confessou o seu pecado: Que fizestes? No antigo testamento escutamos a narrativa do Gênesis falar sobre a queda dos nossos primeiros pais, a desobediência contra Deus e sua Autoridade Divina. Sua vontade revelada já no próprio Evangelho, assim chamado lá no Gênesis, no Antigo Testamento. E que nos faz lembrar da graça que Deus concedeu ao homem quando o criou à sua imagem e semelhança. Colocou a graça santificante na alma e queria que essa graça permanecesse na alma por todo sempre. No Jardim, o paraíso terreno e por toda eternidade depois, o paraíso celeste, mas infelizmente não foi assim.

O homem decaiu-se de sua primeira graça, a graça divina, e perdeu, portanto, o céu. Perdeu o paraíso, e tanto que foram expulsos. Mas aqui houve uma confissão sacramental. Não foi sacramental, mas foi uma confissão dos pecados; tanto Adão como Eva confessaram os seus pecados. Quando nosso Senhor interrogou; disse assim: Não terás comido da árvore que te havia proibido de comer? Verdade! A mulher que puseste ao meu lado, foi ela que me deu o fruto daquela árvore, e eu comi. A mesma coisa aconteceu, também, quando interrogou a Eva. A serpente me enganou. Verdade! A serpente enganou. O tentador, a antiga serpente, do paraíso, assim conhecido. Satanás, aquele que divide, que causa a divisão das almas. Portanto, que faz perdê-las. Desde o paraíso até os nossos dias continua a mesma coisa. A mesma tentação da serpente quer arrancar das almas a graça de Deus. A mesma fragilidade do homem, que pela desobediência afasta-se do coração de Deus, do coração de Jesus, do coração de sua promessa, que é a eternidade, que é o céu, que é a bem-aventurança, que é o paraíso, que é o seio de Deus, o seio de Abraão, assim chamado.

O homem em sua fraqueza continua se afastando dessa graça, pecando e perdendo o céu. É bom lembrar que o pecado mortal, como assim definimos, define a Santa Igreja, nos afasta do bem maior, que é o bem do céu. Nos tornamos inimigos de Deus, como Adão e Eva se tornaram. Mas, ainda com possibilidade de regeneração, como assim sabemos que aconteceu. O homem antigo, nossos pais antigos, nosso primeiro Adão, foi regenerado pelo novo Adão, Jesus Cristo. Que se faz um homem, nasceu da virgem Maria, assumindo a natureza humana. Todo pecado dos nossos pais até o último homem deste mundo, assumiu Jesus, nos seus ombros, carregando a sua cruz, para nossa santificação e redenção. Derramou todo seu sangue, como celebramos sexta-feira passada, o mistério da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Então, não poupou nem uma gota de sangue, derramou todo seu sangue com a lança transpassada no lado direito do seu coração. Aí está o amor misericordioso de Jesus, que convida cada alma ao arrependimento sincero.

Como Adão, aqui também, "Eu comi". Reconheço que fui fraco e não soube conservar a minha alma à tua graça, que não soube obedecer aos seus mandamentos, que não soube cumprir a tua vontade. Mas estou aqui na minha miséria, na imensidão da minha miséria, querendo o perdão dos meus pecados; desejando a tua misericórdia que é infinita. O teu coração mostra esta misericórdia no alto da cruz, padecendo, sofrendo por nossas faltas, por nossos pecados. Está nos convidando a cada dia... aquela parábola do filho pródigo, capítulo 15 de São Lucas, nos mostra claramente a confissão sacramental, o filho que esbanja seus bens... que bens são esses? São os bens da graça, os bens sobrenaturais, que Deus, ao criar-nos, infundiu na alma, no coração do homem. Este home despojado. Deixa perder todos esses bens, por um vil bem, como São Paulo fala aqui na sua carta hoje: "pois, o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno." Esses bens que não se vê são os bens sobrenaturais que Deus deu ao homem, mas o homem perde com facilidade, porque é fraco. Então, o filho pródigo deixou... esbanjou todos esses bens e se afastou da casa do Pai. A casa do Pai é a Igreja. O céu é o lugar onde Deus pode se unir a nós, como estava no paraíso com Adão. Nisso Deus perguntou: "Por que se escondes?" "Porque estou nu." "Por acaso comestes do fruto da árvore?" Reconheceu porque abriu seus olhos por causa da consciência que ele tinha do bem e do mal, que não teria se não tivesse desobedecido a Deus.

Então, a casa de Deus, a Santa Igreja, é o lugar que nos encontramos com Nosso Senhor do modo mais sublime. Doce mistério da Santíssima Eucaristia. O corpo, o sangue, a água, a alma e divindade, o perdão dos pecados, a confissão sacramental, o arrependimento. O filho pródigo caiu em si. Primeiro: Exame de consciência. Cair em si. Pequei contra o céu e contra ti. Não mereço ser chamado teu filho. Primeira coisa: contrição, depois do exame de consciência bem feito, arrepender-se dos nossos pecados. Condoer na alma. Confissão é coração contrito, coração quebrado, estraçalhado, pela ofensa que fazemos a Deus. Primeira coisa, arrepender-se de nossos pecados; depois procurar fazer uma boa confissão. Como o filho pródigo fez: "E voltarei para casa de meu Pai." Esse retorno. Correção é isso. É retornar. É voltar. E custa para nós. Custa o sacrifício. Reconhecer nossa miséria e confessar com todas as palavras os nossos pecados. Confessar bem, com arrependimento. E falar todos os pecados mortais, depois do batismo, que sim, cometemos... sem ficar enrolando... é você na confissão deve-se falar com propriedade todos os pecados que cometemos; às vezes precisamos de um conselho. É bom que façamos, que peçamos. Mas, sempre ser mais direto. Falar o pecado com propriedade, em espécie e número. Aproximadamente eu pequei tantas vezes. Ou eu pequei certamente tantas vezes... este pecado. E não ser genérico. Não ficar rodeando. Mas ir na realidade do pecado. Não precisa esmiuçar o pecado. Explicar e falar minuciosamente. Mas, tem que dizer em espécie o nome do pecado. Por exemplo, contra a castidade. É muito comum os penitentes dizerem: pequei contra a castidade. Isso não é suficiente. Porque a castidade tem muitos pecados. O padre não tem que ficar querendo descobrir o pecado que ele cometeu. Mesmo porque precisa orientar a cada espécie de pecado distinto. Então, precisa dizer: pequei contra a castidade, dizer o nome do pecado. Tem muitos. Por exemplo, um que é muito comum hoje é a pornografia. Esta aí espalhada pelo mundo. Entrando nas casas, nos corações e nas almas, especialmente pelos meios de comunicação modernas, que não poupa, porque é do mundo. A serpente aproveita dessas ocasiões para poder perder as almas. Esta aí, disseminada a pornografia, infestando as almas e os corações das crianças, dos jovens, dos adultos, também. Amados, irmãos, então dizer: pequei contra Deus, eu vi pornografia. Pronto; esse é o pecado. A espécie do pecado. Então, primeiro, arrepender-se, fazer o exame de consciência e contar os pecados de cada espécie e número, com o propósito firme e sincero de não mais pecar. Como o filho pródigo fez. Voltou para casa do Pai e confessou os pecados, arrependido. Mas o Pai não falou nada. Abraçou-o. Colocou o anel no dedo. Uma roupa. Mandou matar um novilho para fazer a festa. Porque o filho que estava morto voltou a viver. Estava perdido e foi encontrado. Esse reencontro de Deus com a alma penitente, eis o mistério mais sublime do coração de Jesus e da misericórdia. Na páscoa, no primeiro domingo, depois da páscoa, celebramos este mistério, da confissão, do arrependimento, da reconciliação, da misericórdia de Deus, que encontra o penitente e dá a graça do perdão. Mas, precisa se arrepender com sinceridade, com vontade firme, evitar ocasião de pecado, afastar das ocasiões com toda vontade e firmeza. E são tantas as ocasiões. Algumas nós procuramos, outras nos deparamos. Mas, fugir como o diabo foge da cruz. Aquele ditado comum. Mas, fugir da ocasião. Quem não quer pecar foge da ocasião de pecar. Se teu olho peca contra ti, diz Jesus, arranca-o e joga fora. Se teu braço peca contra ti, lança-o fora. É melhor entrar com um só olho, um só braço, uma só perna no céu, do que com os dois no inferno. O inferno existe, é eterno e é para as almas que não se arrependem, que não confessam, que não querem amar a Deus. Que não querem ir para o paraíso, ir para o céu. Esta contrição, este arrependimento, esta vontade sincera de não pecar tem que estar em nós. Se não temos essa graça de poder se arrepender, pedir: Senhor, dá-me a graça do arrependimento. Dá-me a vontade firme de me afastar do caminho do pecado e buscar o teu coração no sacramento, buscar a confissão, porque está ali o lugar da graça. O lugar onde o sangue de Jesus é derramado sobre o penitente, pelas nossas mãos, pelo qual somos chamados pela nossa ordem, como ministro de Cristo, dar a absolvição dos pecados. O sangue de Jesus, por nossas mãos, lava a alma do penitente e o torna branquinho como a neve. É como um batismo, uma criança que recebe o batismo. É assim que a nossa alma fica depois de uma boa e santa confissão, amados irmãos.

Se, porventura, em nossa trajetória de vida nossa consciência acusar pecados não confessados, que omitimos, por medo, vergonha, coisa parecida... volta e faz uma boa confissão sacramental. Por que esses pecados não confessados, graves, se assim foram, não foram perdoados. Pior, a confissão fica inválida e sacrílega. Como hoje escutamos aqui a blasfêmia contra o Espírito Santo. Não é a mesma coisa de confissão sacrílega, mas a confissão sacrílega nos dá a possibilidade de voltar e fazer uma outra confissão geral, se possível, necessária, para poder lavar e purificar todos os pecados mortais depois do batismo, que tem que ser passados pelo sacramento da penitência. Todos os pecados depois do batismo têm que ser passados pelas chaves de Pedro, que é a absolvição sacramental. Não tem outro caminho.

Duas tábuas da salvação: batismo e a confissão. Venha buscar esse sacramento com força, com alegria, também no coração, como o Salmo hoje diz para nós: "Mas convosco está o perdão, para que sejais temido. Espero no Senhor, espera minha alma no Senhor, confiando na sua Palavra." Então, com essa confiança no coração e na alma que Deus está disposto a me acolher. Que eu devo desejar buscar o perdão, e a misericórdia divina. Estar sempre disposto a abraçar com o Pai do filho pródigo abraçou o seu filho e fez festa porque ele voltou reconciliado com Ele, pelo arrependimento, pela confissão, que fez e o Pai o absolveu com sua graça misericordiosa.

Mas o pecado que aqui escutamos no santo Evangelho, que Jesus, pregando para os seus, encontrou diante daqueles que o acusavam, uma blasfêmia contra o Espírito Santo. "É pelo dedo de Belzebu que expulsa os demônios." Jesus expulsa pelos dedos de Deus. Como fala outra passagem do Evangelho. assim como Moisés com sua mão, com seu cajado abriu o mar vermelho, tirou água da rocha; pelo dedo de Deus. Mas, foi o dedo de satanás que fez o cajado do faraó mudar-se em serpente, que foram engolidas pelo cajado em serpente, de Moisés. Ali estava Deus com seu dedo realizando milagres, sinais e prodígios, tudo para que os homens reconhecessem a sua submissão sob Deus, que é Senhor. E todas as coisas e todos os homens. E aqui os homens não conseguiram reconhecer Jesus como Deus. Verdadeiro homem e verdadeiro Deus. O verbo feito carne. Mas aqui foi negado, diante dos olhos, diante dos sinais visíveis que nosso Senhor realizava. Pelo contrário, não só negavam reconhecer Jesus como Deus e Senhor, como Messias prometido, mas, também, blasfemavam contra a verdade revelada e clara, diante dos olhos deles, que os sinais que nosso Senhor e palavras que nosso Senhor realizava. Acusando de ser instrumento de satanás. Mas como pode satanás expulsar satanás? Afirma Jesus. Como pode isso? Se uma casa luta contra outra esta será destruída. E assim que temos visto o mundo. Se auto demolir. Infelizmente estamos vendo a Igreja passando por tanta confusão, tanta provação, tantos males. Satanás contra satanás não prevalece. A casa se destrói. Então, a unidade na fé, a unidade na verdade, a unidade da graça que Deus manifesta aos homens. E renegar esta graça é renegar Deus e sua verdade. É pecado contra o Espírito Santo negar o óbvio. Porque nós sabemos o que é a verdade e não queremos aceitar. Esse é o pecado contra o Espírito Santo. Estou vendo. Eu sei. Eu tenho certeza. Mas, eu não quero. Eu não quero crer. Eu não quero aceitar. Deus está mostrando para mim, mas eu não quero aceitar. A Igreja mostra com suas doutrinas, com seus ensinamentos, com suas verdades, mas... Eu não quero. Eu rejeito. Esse é contra o Espírito Santo. E são desenvolvidos, na verdade, em seis pecados...

Desesperar da salvação. Eis um pecado contra o Espírito Santo. Achar que Deus não pode salvar. Ou seja, eu sou maior do que Deus. Desespero de salvar-se, não confiar na benevolência divina, do coração de Jesus transpassado na cruz... E desesperar é um pecado grave contra o Espírito Santo, porque eu não creio que Deus pode me salvar. Eu não tenho mais jeito. Deus não pode comigo. Eu sou maior do que Deus. É orgulho por trás desse desespero, achar que Deus não dá conta de me salvar. É um pecado contra o Espírito Santo. Presunção de salvar-se sem merecimento.

O oposto. Não preciso confessar. Não preciso me arrepender. Não preciso melhorar de vida. Não preciso me converter. Não preciso reparar os meus pecados que cometi contra Deus e contra e contra o próximo. Não preciso nada. Eu estou salvo. Já estou no céu. Eu sou santo. Presunção de salvar-se sem merecer. Pecado contra o Espírito Santo. Reconhecer como Adão: Eu comi. Eu falhei. Eu cometi pecado contra ti, como o filho pródigo confessou. Esta é a vontade de Deus que reconheçamos... Não presumamos achando que já estamos salvos, que já estamos no céu. Pois somos pó e cinza e nada somos mais do que pecadores.

Depois negar a verdade revelada. Aqui, no Evangelho de hoje, Jesus está mostrando a verdade, revelando o céu para os homens. Para que os homens voltassem para Ele e se convertessem e salvassem. Negar que Jesus é Deus. Negar as verdades da santa doutrina, negar os dogmas da santa Igreja.., Ah! eu creio em quase todas as coisas que a Igreja ensina, mas isso eu não creio. Então não é católico? Nega as verdades que Jesus revelou, que a Igreja ensina como doutrina. É dogma. É verdade de fé. Eu tenho que crer. Eu preciso crer. Para poder aceitar essa verdade, seguir e fazer a vontade de Deus. E converter. E me salvar.

Outro pecado contra o Espirito Santo: ter inveja das graças concedidas aos outros. Não alimentar o coração, jamais, com essa inveja com as graças que Deus concede aos nossos irmãos. Deus dá a cada um segundo a sua capacidade. Como a parábola. A parábola dos talentos. A um dá dois talentos a outro cinco, a outro um. E cada um deve frutifica o seu talento e jamais invejar o talento que Deus deu ao outro. Cada um vai prestar conta diante de Deus, segundo a sua capacidade, segundo, assim, a vontade que Deus confiou. E ai de nós, sacerdotes. Ai de nós, padres. Que tanto Deus confiou. Como será o nosso juízo. Rezai, amados irmãos, pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, por todos nós, sacerdotes, para que tenhamos força, coragem, firmeza.

Na união, na verdade, no amor, como dizia à pouco, essa verdade que une a Santa Igreja. É o único caminho fazer a sua vontade e fazer o caminho do céu. Pela conversão sincera. Eis o caminho da penitência e da reconciliação.

Depois, outros pecados que a Igreja ensina contra o Espírito Santo: obstinação no pecado. Quantas almas passam anos e anos sem fazer uma boa confissão, sem lembrar que precisa voltar para casa do Pai, buscar o sacramento da reconciliação. Obstina-se no pecado e continua no pecado. Ah!, mas quando eu for mais velho eu vou me confessar, né?... Arrepender e ir para o céu. E se não tiver mais tempo? Se não chamar antes? Não sabemos o dia nem a hora. Diz Jesus, vigia e ficai atento. Virei como um ladrão no sono da noite. E assim é. O sono da noite é o sono da morte. Nosso Senhor pega de surpresa. Então, não obstinar-se no pecado, mas buscar o caminho da confissão, como o filho pródigo, repito, e buscar a casa do Pai e reconciliar-se com Deus.

E, por fim, a impenitência final. Como vimos no Evangelho hoje, a dureza do coração dos fariseus, dos homens da lei, que conhecendo a doutrina de Moisés, a verdade revelada, que nosso Senhor, assim, deu, não viviam, não queriam viver. A verdade revelada estava diante de seus olhos, que era Jesus, o Messias. Manifestando, revelando a misericórdia e a bondade do coração de Deus, e também exigindo dos homens o caminho da conversão; como disse à pecadora pública, vai e não volte mais a pecar. Se arrependeu, nosso Senhor perdoou, ... quem sou eu para te acusar, os pecados foram perdoados, são perdoados. E vai usar a forma da confissão sacramental, eu te absolvo de teus pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esta é a forma do sacramento da confissão válida, da confissão sacramental. Então, nosso Senhor perdoa para o coração arrependido, contrito, com desejo sincero de não mais pecar e com a vontade firme de afastar-se das ocasiões de pecado. Vontade firme e sincera. Esse deve ser o caminho do penitente que volta à casa de Deus, e encontra no coração de Jesus o seu perdão e sua misericórdia. Deus não deixa de dar a graça e absolvição às almas penitentes, às almas que o amam, que desejam amar, aprender a amar a nosso Senhor, aprender a amar o coração da Virgem Maria, o coração Imaculado de Nossa Senhora que tanto sofre pelos pecadores, que tantas blasfêmias, tantas irreverências para com nosso Senhor, para, também, com Nossa Senhora e o seu Imaculado Coração. Disse Nossa Senhora em Fátima: Meu imaculado coração triunfará.

Aqui está também no Evangelho, a mãe e os irmãos de Jesus... quem é a mãe e os irmãos? Aqueles que fazem a vontade de Deus. E Pedro fez a vontade de Deus. Nossa Senhora nos ensina essa fidelidade, esse amor, esta obediência, ao nosso Senhor e seus mandamentos e as suas verdades. Cumpri os mandamentos de Deus. Cumprir o dever de estado... Sou o caminho... e buscando no coração de Jesus, o desejo de o amar cada vez mais, amar o coração de Nossa Senhora que nos convida a penitência, a reparação e a conversão do nosso coração.

Rezarmos pelo mundo. Rezarmos pela Santa Igreja. Rezar por nós, para que sigamos firmes no caminho da santificação, praticando a virtude, reprovando o pecado, eis o caminho do céu. Não é caminho fácil. Mas é o caminho necessário, preciso. É porta estreita, como diz Jesus. Capítulo 7 de São Mateus. A porta é estreita. Porque a porta larga, o caminho largo é o caminho do inferno. Quantas almas passam por ela? Caminho largo. Caminho do mundo. Caminho fácil de seguir. O caminho que passa pela porta estreita é o caminho da renúncia, é o caminho do arrependimento, o caminho da contrição, do abandono. Desejar com sinceridade amar a Deus, se converter e se salvar. Que a Virgem Maria nos anime nesse propósito firme e sincero que sempre fazemos com uma confissão sacramental, que toda missa que rezamos o ato penitencial dizemos que nosso Senhor nos perdoe de nossos pecados veniais, nossas imperfeições, nossas fraquezas, que possamos levantar com desejos firmes e caminhar desejando santificar. E, por fim, pela graça de Deus alcançar a salvação e perdão de nossos pecados. Que a Virgem Maria nos converta, nos anime, nos dê força, coragem para sempre amarmos o seu amado coração e o coração divino de seu divino filho, Jesus.

Louvado seja nosso Senhor, Jesus Cristo.

Para sempre seja louvado.


Áudio disponível:


--- Missa - Padre Tarcísio ---

Vídeo disponível:



2018: Retiro Nacional em Brasília - Homilia: Padre Tarcísio

Santa Missa com Padre Tarcísio
Santa Missa com Padre Tarcísio
Santa Missa com Padre Tarcísio - em detalhe: Sônia
Santa Missa com Padre Tarcísio - em detalhe: Padre Josep

10/06/2018 - 09:20h. - Bênção e envio das capelinhas.

A bênção das capelinhas e outros itens de devoção foi realizada por Frei Olivar.

Frei Olivar

Áudio disponível:

Arquivo de áudio - Reflexão: "Bênção das Capelinhas, Frei Olivar".


Bênção das capelinhas e objetos de devoção
RBênção das capelinhas e objetos de devoção
Bênção das capelinhas e objetos de devoção; Frei Olivar aspergindo sobre o povo
A Bênção do povo - testemunhas; Padre Fernando

2018: Retiro Nacional em Brasília - Momentos

2018: Retiro Nacional em Brasília - Testemunho

Algumas imagens do Terceiro Dia.
Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior


Exposição do Santíssimo para adoração
Depoimento de três irmãs, que participaram do Retiro de AVVD pela primeira vez
Missa - padres concelebrantes
Missa - concelebrante - Frei Olivar

Missa - leitura: Berenice
Missa: Padre Tarcísio
Missa - Padre Josep
Foto final do retiro com todos os presentes

CONTATO

CONTATO

O seu comentário é importante. Comente! Contribua!

Joinville, SC

Telefone/WhatsApp: +61 98226-5222 (tim)

Email: contato@avvdbrasil.org.br

Contribua com essa obra de Evangelização

Contribua com a AVVD-Brasil