ASSOCIAÇÃO A VERDADEIRA VIDA EM DEUS - BRASIL
Comunicado: 05/2022
Data: 17 de março de 2022
Nota de pesar pelo falecimento de Dom João Evangelista Martins Terra
Prezada Família AVVD, apresentamos
Com grande pesar, mas com esperança e conforto da fé, nós da A Verdadeira Vida em Deus no Brasil e no mundo todo, nos despedimos do Bispo Dom Terra.
A Arquidiocese de Brasília comunica o falecimento do bispo auxiliar Emérito, Dom João Evangelista Martins Terra. Ele faleceu aos 97 anos no fim da manhã desta sexta-feira, 11 de março de 2022, depois de algumas semanas internado.
Biografia: Nascido em 07 de março de 1925, na cidade de Jardinópolis, em São Paulo, João Evangelista Martins Terra foi ordenado sacerdote em 22 de dezembro de 1956, no Rio de Janeiro.
Em 1964, ingressou na companhia de Jesus, e, em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, adotando o lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”.
Dom Terra adquiriu o título de doutor nas seguintes áreas: Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas.
É considerado um biblista de renome, autor de mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo, por onde viajou e trabalhou; inclusive em Roma, onde passou dez anos, trabalhando no jornal L’Osservatore Romano e servindo aos Papas, na época, João Paulo II e Bento XVI.
Na arquidiocese de Brasília, Dom João Evangelista Martins Terra atuou como bispo auxiliar, de 1994 a 2004; trabalhando ao lado do cardeal José Freire Falcão, na época, arcebispo da Capital Federal.
Atualmente, Dom Terra residia em Brasília e era o responsável pelo Instituto Divino Mestre, que ele próprio fundou com o objetivo de formar professores para os seminários nacionais e internacionais.
Sua Convivência com a Obra de A Verdadeira Vida em Deus (AVVD) no Brasil e Internacionalmente
“Dom Terra dizia com alegria que leu o Livro de AVVD quatro vezes”
Dom Terra foi um dos que primeiro apresentou o seu testemunho, então, publicado no livro dos Testemunhos de A Verdadeira Vida em Deus, que reproduzimos a seguir:
Ouvi falar que uma senhora cheia do Espírito Santo ia fazer uma palestra...
Meu testemunho sobre a Vassula remonta a mais de vinte anos. Eu a conheci no primeiro dia em que ela chegou ao Brasil. Eu era bispo auxiliar de Olinda e Recife. Ouvi falar que uma senhora cheia do Espírito Santo ia fazer uma palestra no ginásio do Colégio das Damas. Senti-me impulsionado a ir Conhece-la. Fiquei sabendo que vários sacerdotes que, presididos pelo secretário da CNBB, Dom Marcelo Cavaleira, iam celebrar uma Missa para centenas de fiéis que estavam reunidos no ginásio do Colégio. Procurei a Vassula e logo ficamos amigos. Ela disse-me que era de origem grega, mas tinha nascido e tinha vivido no Egito. Como eu também vivi no Egito e sou professor de grego há mais de 50 anos, trocamos algumas palavras em árabe.
Na concelebração da Missa, presidida por Dom Marcelo, tocou-me fazer a leitura do Evangelho de São Marcos. Era o capítulo primeiro, versículos 21-28. Jesus enfrenta um endemoniado, e o demônio começa a interrogar Jesus, que o conjura severamente: "Cala a boca e sai deste homem" (1,25). Nesse instante um homem que estava na galeria do ginásio começou a gritar com voz tonitruante: "Não saio! Não saio!" Parei a leitura. Todo mundo apavorado começou a rezar o pai-nosso. Mas a voz do possesso sobressaía. Os presentes tiveram que segurar o possesso que gritava e queria precipitar-se no terceiro nível da galeria. Aos poucos a voz foi serenando. Terminei a leitura do Evangelho e a Missa continuou. No fim da Missa, o pobre coitado, completamente consciente e leve, foi ajoelhar-se aos pés de Vassula. Ficou perguntando o que tinha acontecido. Ele não tinha consciência de nada. Pediu, então, que a Vassula lhe impusesse as mãos e rezasse por ele. Contou que, quando nasceu, seu pai o tinha consagrado a Satanás e sua vida tinha sido um inferno. Com a presença de Vassula, pela primeira vez se sentia livre da escravidão de Satanás.
Aquela multidão que enchia o ginásio do Colégio das Damas estava delirando de alegria e todos queriam ver de perto e encomendar as orações de Vassula. Desde aquele dia, fiz questão de acolher com carinho a Vassula, cada vez que ela vinha a Brasília.
O Cardeal Dom José Freire Falcão também leu na íntegra, duas vezes, todos os escritos de Vassula e afirmou que nunca encontrou neles nenhuma heresia. Pelo contrário, encontra nesses escritos uma verdadeira catequese.
João Evangelista Martins Terra
Bispo
Brasília, DF
Eis alguns comentários de Dom Terra sobre “O ministério de Vassula”.
1 - O apostolado de Vassula exerce um fascínio semelhante ao de Jesus no seu tempo. A entourage de Jesus era composta de pescadores, publicanos, guerrilheiros, ladrões como Judas ou fariseus doutores da lei, como Paulo. Jesus comia com publicanos, pecadores e dialogava com prostitutas e adúlteras. Arrebanhava as multidões com a força da sua verdade e seu amor saciava a fome dos pobrezinhos.
2 - Quem participa dos encontros com a Vassula vivencia o milagre do amor que supera as barreias das raças, línguas, na¬cionalidades, ritos e religiões diversas irmanadas pelo magne-tismo da mensagem de Cristo: "Vinde a mim todos os que sofreis e estais sobrecarregados".
3 - Vassula é a mensageira do Amor. Sua espiritualidade é trinitária, eucarística, cristocêntrica, mariana e ecumênica. Meditando as mensagens da "Verdadeira vida em Deus", inspirados pelo amor dos corações de Jesus e Maria, estamos trilhando o caminho seguro que nos leva à união dos corações e à paz aqui na terra e depois à Vida Eterna.
4 - Acompanho as peregrinações e pregações de Vassula des¬de a primeira vez que veio ao Brasil. Sou testemunha do impacto profundo que essas pregações causaram em milhares de pesso¬as. Quantas conversões, renovações espirituais e mudanças de vida essas pregações não causaram. Elas foram o caminho da Providência para que numerosas pessoas se tornassem discípu¬los de Jesus, descobrissem o Evangelho e aprendessem a rezar.
5 - Tenho participado também das grandes peregrinações ecumênicas pelos países bíblicos seguindo os passos dos Pa¬triarcas, de Moisés, de Jesus Cristo, de São Paulo. As celebra-ções litúrgicas, as orações ecumênicas, no berço do cristia¬nismo, nos lugares onde viveram Cristo, a Virgem Maria, os Apóstolos e os primeiros discípulos, foram para milhares de peregrinos uma experiência decisiva que Ihes deu um novo sentido às suas vidas. Conhecer os lugares santos, conviver com os cristãos orientais, rezar e concelebrar com sacerdotes, bis¬pos e Patriarcas da Terra Santa, é um privilégio e uma graça que Deus quis nos conceder por intermédio de sua serva fiel, Vassula Ryden.
6 - Conheci Vassula Rydén há muitos anos aqui no Brasil, quando era Bispo em Recife. As mensagens contidas nas publicações intituladas A Verdadeira Vida em Deus são rigorosamente ortodoxas, embora não escritas na linguagem cristalina da teologia. Seu estilo é dos primeiros Padres e Escritores Eclesiásticos. Sua linguagem tem a poesia simbólica das grandes doutoras místicas Teresa e Terezinha.
7 - Deus é Amor. E o amor é a essência do cristianismo. Vassula é a Mensageira do Amor. Sua espiritualidade é trinitária, cristocêntrica, eucarística, mariana e ecumênica. Meditando as Mensagens de “A Verdadeira Vida em Deus”, inspirados pelo amor dos Dois Sagrados Corações de Jesus e Maria, estamos trilhando o caminho seguro que nos leva à união dos corações e à paz aqui na terra e, depois, à Vida Eterna.
8 - Tenho participado das peregrinações e pregações de Vassula desde a primeira vez que ela veio ao Brasil e, mais recentemente, no Egito, Israel, Itália, Grécia, Turquia e Rússia, sempre com a missão de testemunhar que a Unidade é possível. Nas Ilhas Gregas e na Ásia, as peregrinações nos levaram aos locais das Igrejas do Apocalipse e pelos caminhos de São Paulo em sua evangelização. Experimentamos o encantamento e o enlevo espiritual de estar no topo das montanhas, onde viviam os eremitas orientais. No Egito, apreciamos a origem das civilizações e da cultura. Conheço bem a Itália, mas as visitas às cidades arqueológicas daquele país, junto com as peregrinações TLIG - True Life in God, me fizeram viver uma experiência histórica. Vassula teve essa ideia maravilhosa de nos levar a conhecer pessoalmente os caminhos da História da Salvação. Hoje tenho outra perspectiva do mundo, do mundo cristão, e o vejo pela ótica de Vassula.
Ainda, Dom Terra sempre esteve presente em todos os eventos em que Vassula esteve no Brasil, tornando-se, assim, seu amigo pessoal.
Gostava ele de participar dos eventos promovidos pela AVVD no Brasil e/ou TLIG; e apresentamos abaixo alguns dos eventos em que ele se fez presente.
2007 – Peregrinação à Turquia
2008 - V Retiro Latino Americano - Camboriú – Santa Catarina – Brasil
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/galeria/2008-5rla-camboriu/galeria-camboriu-2008.html2010 – Argentina - VI Retiro Latino Americano
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/galeria/2010-6rla-argentina/galeria-6rla-2010-argentina.html2015 - Retiro Nacional Florianópolis – SC – Brasil
2016 - IX Retiro Latino Americano - Aparecida do Norte - São Paulo - Brasil
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/retiro9/img/galeria/galeria.html2017 - Peregrinação - Rússia
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/2017-per-russia/per-russia-galeria.html2017 - Retiro - Brasília
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/2017-brasilia-retiro/2017-bsb-retiro.html2018 - Retiro - Brasília
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/2018-brasilia-retiro/2018-bsb-retiro-ga.html2019 - Retiro Nacional - Brasília
Galeria de imagens, vide em:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/2019-05-bsb-13rn/2019-bsb-retnac-ga.htmlCaso queira, segue o índice de todas as Galerias de imagens:
https://www.avvdbrasil.org.br/images/galeria/galeria-menu.htmlLeonardo Cesar Harger
Contato Nacional
Site oficial:
www.tlig.org/pt/
Site AVVD Brasil:
www.avvdbrasil.org.br