Capela - entre, acalme-se e ore

ESTAÇÕES DA VIA SACRA
capela-733

ESTAÇÕES DA VIA SACRA

Medite:

viasacra-1

Jesus diz:


Eu sou Deus, criatura, encontra-Me em Minhas Estações da Via Sacra; deseja-Me em cada Estação; Eu estou em cada uma Delas; Eu estarei nas Estações de Minha Cruz e quero-te lá; quero que ajoelhes nas Minhas Estações; (AVVD-29 de maio de 1987)


Eu, o Senhor, desejo que honres Minhas Estações da Via Sacra: introduze a luz, honrando primeiramente Minha Mãe e oferecendo-Lhe a vela; depois que- ro ver teus joelhos dobrarem-se em todas as Minhas Estações e nelas Me honrares segurando uma vela acesa; (AVVD-06 de dezembro de 1987)

viasacra-3

ESTAÇÕES DA VIA SACRA

Meditações tiradas de A Verdadeira Vida em Deus, do livreto de Encontros Ecumênicos de Oração.

Primeira Estação. Jesus é condenado à morte por Pilatos.

- Mt 27,26; Mc 15,15; Jo 19,16


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-4

Pilatos lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade agora é do povo". Depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Jesus diz:

A Sabedoria desceu para ser tomada pela força e pela lei. (AVVD-março de 1989) ouve-Me: hoje, assim como ontem, o Santo é cuspido e açoitado pelos passan- tes; Minha Santa Cruz, o Instrumento de vossa salvação, é pisada diariamente pelos homens... ah!... sofro pesarosamente... (AVVD-22 de julho de 1994)

em breve, e este é o vosso em breve, quando estiverdes cobertos com vosso próprio sangue, Eu, então, como Juiz, vos lembrarei do sangue que trazeis em vossas mãos por terdes proibido tantos de receber Minhas graças através deste “Recordador” de Minha Palavra; sois como os romanos, coroando-Me diariamente com uma coroa de espinhos; direis então como Pilatos: estou inocente desse sangue e lavareis vossas mãos em água perfumada? recusais aceitar o antídoto da morte, recusais reconhecer Minha Palavra dada em vossos dias por Meu Espírito Santo... (AVVD-19 de janeiro de 1995)

Oração

"Ó Senhor de toda a santidade, preservai, para sempre de toda a profanação os Vossos santuários (nossa alma), purificando em Vosso Sangue Sacrificial, seu eu interior, das ações mortais, amém;" (AVVD-28 de janeiro de 1997)

Segunda Estação. Jesus toma a Sua cruz aos ombros.

- Jo 19,17


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-5

Jesus recebe e abraça a cruz e se dirige ao Calvário. A Cruz é um antigo instrumento de suplício, usado para executar os condenados à morte.

Jesus diz:

fui deixado sozinho em Minha Cruz, sozinho para carregar os pecados do mundo em Meus ombros, sozinho para sofrer, sozinho para morrer, derramando Meu Sangue que cobriu o mundo inteiro, redimindo Meus bem-amados; (AVVD-29 de abril de 1987)

amarraram Meus Pés com cordas e mandaram-Me andar até onde estava Minha Cruz;
filha, não podia ir, pois Meus pés estavam atados, derrubaram-Me ao chão e puxaram-Me pelos cabelos em direção à Cruz; Minha dor era intolerável, pedaços de Minha carne que estavam pendurados por causa da flagelação, foram arrancados; afrouxaram as cordas de Meus pés e chutaram-Me para ficasse em pé e levantasse Meu fardo aos ombros; não podia ver Minha Cruz porque Meus olhos estavam cheios do sangue que escorria em Minha face por causa dos espinhos que haviam penetrado Minha cabeça; em seguida, levantaram Minha Cruz e colocaram-Na em Meus ombros, empurrando-Me em direção aos portões; filha, como era pesada a Cruz que tive de carregar! percebi Meu caminho em direção aos portões, guiado pelos açoites atrás de Mim, tentei ver Meu caminho através do sangue que queimava Meus olhos; (AVVD-09 de novembro de 1986)

imitai-Me, vosso Senhor, de trevas; abraçai Minha Cruz, Minha Cruz vos levará à santidade e ao vosso lu- gar no Céu; o Amor vos abraçará; (AVVD-29 de maio de 1992)

vinde... levantai vossa cruz e segui-Me, e, quando vos sentirdes cansados no caminho, apoiai-vos em Mim, apoiai-vos em Meu Coração, e Minhas Pulsações vos darão a coragem de que necessitais e a força para prosseguirdes no vosso caminho do Calvário; (AVVD-19 de dezembro de 1990)

ainda queres continuar a carregar Minha Cruz, que tão amorosamente te ofereci? (AVVD-27 de julho de 1992)

Oração

Jesus, Vós sabeis o quanto Vos amo. Eu Vos ajudarei a carregar Vossa Cruz e a aliviar-Vos. Nós podemos dividi-La. (AVVD-21 de janeiro de 1987)

Terceira Estação. Jesus cai por terra pela primeira vez.


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-6

Jesus caminha cansado e abatido sob o peso da cruz. Seu corpo está coberto de sangue, suas forças esmorecem e ele cai.

Jesus diz:

jamais percas a coragem, lembra-te de que Eu também, quando fui condenado e recebi Minha Cruz para carregar, caí no mesmo chão que vos sustenta, mas Eu Me levantei para completar Minha Obra; aprende então de teu Salvador; no fim, o ganho será teu... o sopro da Onipotência te levantará outra vez; de tuas provações, Eu extrairei vida em abundância; (AVVD-30 de janeiro de 1996)

endireitei-Me com dificuldade; a multidão enfureceu-se; não vi amigo algum à Minha volta; ninguém estava lá para Me consolar; Minha agonia parecia aumentar; e caí no chão; (AVVD-09 de novembro de 1986)

Oração

Ah! Senhor, quando nós cambaleamos, a Vossa Mão Poderosa está presente, para nos salvar; mas Vós, no caminho da Crucifixão, quando cambaleastes, a própria multidão se reuniu, jubilosa, ela mesma se reuniu ao redor de Vós. ...No momento da Vossa primeira queda, todos eles Vos rodearam, rangendo os dentes contra Vós, a julgar que teríeis já entregue o Espírito e que não chegaríeis à Crucifixão.

Quarta Estação. Jesus encontra-se com Sua Mãe.


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Mãe e filho se abraçam em meio à dor.

viasacra-7

Jesus diz:

Eu vim neste Santo Coração, imagem e semelhança de Meu Sagrado Coração, para Me tornar o Homem-Deus a fim de seguir Seus passos1 e, mais tarde, Ela seguir os Meus;2 disse que Ela e Eu compartilhamos todo o caminho para a Cruz;
Nossa união foi tão intimamente perfeita que não tínhamos necessidade de falar, pois a única expressão estava em Nosso Coração; Minhas palavras e Meus pensamentos não precisavam ser levados à Ela em Minha ausência; no supremo poder de Meu Espírito Santo tudo era conhecido por Ela; em Seu Coração virginal tudo era por Ela conhecido, uma vez que Ela possuía Deus e Deus A possuía;”
(AVVD-20 de março de 1996)

todos os momentos que Minha Santa Mãe passou na Terra foram um perfeito hino de amor, de caridade, de humildade e de pureza; um tesouro de Meus tesouros; Eu vim neste Santo Coração, imagem e semelhança de Meu Sagrado Coração, para Me tornar o Homem-Deus a fim de seguir Seus passos (quando Jesus era criança, seguindo Sua Mãe) e, mais tarde, Ela seguir os Meus (Maria seguiu Jesus, na Sua Missão e na Sua Paixão); disse que Ela e Eu compartilhamos todo o caminho para a Cruz; (AVVD-20 de março de 1996)

Oração

ó Obra Prima de Meu Pai! ó Sublime Obra Prima de Iahweh! Esposa de Meu Espírito Santo! Meu Radiante Tabernáculo! Teu Coração, Bem-Amada da Bem-Amada1, é Um Conosco! Teu Coração é Meu jardim fechado, uma fonte selada; teu Coração é uma Fonte que torna férteis os jardins; Teu Coração, ó Adorável, é Meu Trono, no qual fui honrado; Coração do Coração, a Quem coroei em Nossa Presença e na presença de toda a Minha Corte Celeste2, como pode qualquer criatura rejeitar Teu Coração?3 Tu,Arca do Poder, toda revestida de virtudes, Meu Novo Cântico4, Minha Harpa, Minha Cidadela, em Quem o Criador do Céu e da Terra Se encanta diante de Tua magnifcência, Tu que estás em Nossa Presença e tão perto de todos os que Te invocam; no entanto, como pôde o homem cair tão baixo e enveredar pelo enganador caminho de renegar Teu Coração? (AVVD-20 de março de 1996)


1Compreendi "Bem-Amada" como referência à Bem-Amada Trindade.
2De repente, Cristo baixou Sua Voz tornando-Se triste.
3Jesus, ao mesmo tempo, estava triste e maravilhado.
4Compreendi que Ele referia-Se à Nova Eva.

Quinta Estação. Simeão de Cirene ajuda Jesus a carregar a Cruz.

- Mt 27,32; Lc 23,26; Mc 15,21


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-8

Jesus recebe ajuda de Simão para carregar a cruz. Na verdade, Simão de Cireneu foi obrigado a carregar a cruz. Ele vinha passando, quando recebeu dos soldados a ordem de ajudar. Jesus tinha que permanecer vivo até a crucifixão.

Jesus diz:

Minha agonia parecia aumentar, e caí no chão; temendo que Eu morresse antes da crucifixão, os soldados ordenaram a um homem, chamado Simeão, que carregasse Minha Cruz; filha, não foi um gesto de bondade ou de compaixão, mas a fim de poupar-Me para a cruz; (AVVD-09 de novembro de 1986)

Eu, o Senhor, te erguerei toda vez que caíres, com grande compaixão e amor; (AVVD-31 de julho de 1990)

Oração:

Vassula diz:

Ensinai-me a ser a vítima de Vosso Coração, e a abraçar Vossa Cruz ardentemente e não com consternação, no caminho do Calvário, essa estrada que conduz à felicidade, uma vez que é o Caminho da Santidade e aquela na qual Vós, como a Perfeita Vítima, primeiro pisou. (AVVD-10 de dezembro de 1990)

Sexta Estação. Verônica enxuga o rosto de Jesus.

- Mt 27,32; Lc 23,26; Mc 15,21


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-9

Verônica, uma mulher que assistia à passagem de Jesus decide limpar a sua face tingida de sangue.

Jesus diz:

acaricia-Me com teu amor, acaricia Minha tristeza, acaricia Minhas dores, acaricia Meu Coração trespassado, vem a Mim e enxuga Minhas Lágrimas de Sangue; (AVVD-12 de maio de 1993)

contempla Meu Rosto; ter-Me visto, consola-Me; dize-lhes que basta pouco para Me consolar; vem e louva-Me, amando-Me; (AVVD-07 de junho de 1987)

Oração:

Senhor Jesus, servi-Vos de mim, para enxugar as Vossas Lágrimas; Senhor Jesus, servi-Vos de mim, para fazer desaparecer as Vossas Lágrimas; Sagrado Coração, servi-Vos de mim, para consolar o Vosso Coração; Sagrado Coração, servi-Vos de mim, para tirar os espinhos que rodeiam a Vossa Cabeça e o Vosso Coração; Senhor Jesus, servi-Vos de mim, como apoio para a Vossa Cabeça; Doce e Bom Jesus, servi-Vos de mim, de todos os modos possíveis, para Vos agradar e consolar; o meu desejo é levar um sorriso aos Vossos Lábios.

Sétima Estação. Jesus cai pela segunda vez.


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-10

Jesus caminhava com dificuldade e mais uma vez tropeçou e caiu. É a sua segunda queda.

Jesus diz:

alma-de-Minha-Paixão, Eu, o Senhor, te mostro os passos que tomei na Minha Paixão; uma vez que Me serves, deves seguir-Me; o que desejas que te diga: “segue-Me, mas não nas Minhas Pegadas?”; isso não pode ser, quem Me serve, deverá seguir Minhas Pegadas manchadas com Meu Sangue...(AVVD-03 de junho de 1993)

...amo todos os que caem e vêm a Mim pedindo perdão, amo-os ainda mais; Eu nunca os rejeitarei, mesmo se caírem milhões de vezes; estarei sempre presente para perdoar e lavar suas iniquidades em Meu Sangue; (AVVD-30 de janeiro de 1987)

Oração:

Doce Jesus, sempre tão Terno, Bem-Amado, conduzi-me, então,  pelas Vossas Pegadas de Fidelidade; deixai-me adoecer de amor por Vós; deixai-me saborear os Vosso Sofrimentos; serão, na minha boca,  como os mais raros Frutos do Vosso Jardim. (AVVD-23 de maio de 1990)

Oitava Estação. Jesus consola as mulheres piedosas.

- Lc 23, 27-31


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-11

Jesus esquece sua dor para abrir o coração e consolar as mulheres que, chorando, lamentavam o seu sofrimento.

Jesus diz:

Eu as ouvi soluçando e lamentando-se, Eu as compreendi; “benditas sejais”, Eu disse, “Meu Sangue lavará os pecados da humanidade; vede filhas, chegou o tempo de vossa  salvação”; endireitei-Me com dificuldade; a multidão enfureceu-se; não vi amigo algum à Minha volta; ninguém estava lá para Me consolar; (AVVD-09 de novembro de 1986)

ai daqueles que ainda carregarem seu pecado aninhado dentro de si como se estivessem com criança, quando Meu Dia chegar; (AVVD-02 de junho de 1991)

Oração

Ah! meu Senhor Altíssimo! meus olhos estão fxos em Vós; e também minha mente inteira e coração... Vós realmente capturastes meu coração em Vosso Divino Amor e em Vossa real munificência. (AVVD-12 de agosto de 1998)

Nona Estação. Jesus cai pela terceira vez.


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-12

Aproximando-se do calvário, Jesus cai pela terceira vez. Já sem forças é arrastado até o Calvário.

Jesus diz:

queridos flhos, quereis realmente seguir-Me? decidi, então, seguir Minhas Pegadas ainda impregnadas com Meu Sangue; não tenhais medo, Minhas Pegadas vos conduzirão a Mim, nos braços de vosso Abba; Elas vos conduzirão Àquele que, primeiro, vos carregou; tende confança e confai em Nosso Amor salvador; (AVVD-31 de janeiro de 1992)

Meu Coração se enche de compaixão por tua miséria e por tuas quedas; (AVVD-31 de maio de 1987)

Oração

Jesus, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem os poderes, nem a altura, nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar; eu Vos prometo permanecer fiel; este é meu solene voto; ajudai-me a manter este voto para todo o sempre; amém (AVVD-28 de setembro de 1990)

Décima Estação. Jesus é despido das Suas vestes.

- Mt 27,35; Mc 15,25; Lc 23,34; Jo 19,23-24


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-13

Jesus é humilhado na sua dignidade divina, nos seus direitos humanos ao ser despojado de suas vestes.

Jesus diz:

chegando ao Monte, lançaram-Me por terra, rasgaram Minhas vestes, deixando-Me nu para que todo olho pudesse ver-Me; Minhas feridas abriram-se novamente e Meu Sangue escorria pelo chão; os soldados ofereceram-Me vinho misturado com fel; Eu recusei porque bem no Meu íntimo já sentia a amargura dada por Meus inimigos; (AVVD-09 de novembro de 1986)

hoje, Minhas Chagas estão reabertas por causa da iniquidade desta geração; Eu estou, por incontáveis horas, chamando-vos à conversão: voltai para Mim! Eu vos amo com Amor eterno! vinde fazer as Pazes Comigo; não vos punirei, Eu vos libertarei; não mais vos chamarei de ateus, sereis chamados Meus; não sois órfãos, já tendes um Pai no Céu, o mais Terno Pai; tudo o que vos peço é reconhecimento; voltai para Mim e Eu vos desposarei para sempre; Eu vos coroarei com Integridade, Lealdade e grande Ternura, Eu vos ensinarei a serdes féis a Mim, capturando vosso amor que colocarei em Meu Coração, para embelezá-Lo; como um Esposo, Eu vos adornarei com Meu Amor e Minha Paz; (AVVD-03 de março de 1989)

Oração:

Senhor dos Céus, santifcai minha alma, Vossa morada, a fm de que Vós, meu Rei, sejais glorifcado; coroai minha alma com santidade, para que em Vossa Divindade eu me torne herdeira de Vosso Reino e de Vossa Glória; prometo entregar minha vida por meus irmãos e minhas irmãs, e fazer parte de Vosso Plano de Salvação; Criador, sou vossa, Jesus Cristo, sou vossa; Espírito Santo, sou vossa; amém; (AVVD-10 de julho de 1994)

Décima Primeira Estação. Jesus é pregado na Cruz.

- Mt 27,35; Mc 15, 25-26; Lc 23, 33-38; Jo 19,18


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-14

Jesus é crucificado. Cravos de ferro rasgam sua carne, dilacerando suas mãos e pés.

Jesus diz:

Eu sou o Santo, no entanto, permiti Me estenderes na Cruz, até que Meus Ossos fossem deslocados; sente hoje Minha agonia, sente Minha sede por falta de amor, um amor que nenhuma inundação pode jamais saciar e nenhuma torrente pode afogar; por acaso te verei, a ti, que ainda erras nesse deserto? volta para Mim, reconcilia-te Comigo e vive santamente, abandonando teus caminhos; (AVVD-10 de março de 1990)

Fui humilhado, atormentado, torturado e voluntariamente sofri a morte mais dolorosa, por amor; (AVVD-21 de dezembro de 1988)

Oração

Senhor, deixai-Me ser Vossa vítima, a vítima de Vosso ardente Amor; quero adorar-Vos e a Vós apenas, estendida em Vossa Cruz, Convosco, jamais olhando para a esquerda ou para a direita; desejo saciar Vossa sede conquistando almas para Vós; serei vítima de Vosso Amor, eu vos amo! (AVVD-05 de outubro de 1987)

Décima Segunda Estação. Jesus morre na cruz.

- Mt 27,46-50; Mc 15,33-37; Lc 23,44-46; Jo 19,30


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-15

Jesus gritou do alto da cruz: 'Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito. Agora, estou Contigo'. Baixou a cabeça e morreu. Diz Vassula: Jesus, mostrou-me o Seu Rosto, em agonia, na Cruz, pisado, negro e azul, coberto de Suor e de Sangue. Os Seus Cabelos colados pelo Sangue e os Seus Olhos cheios de Sangue que vinha da Sua Fronte trespassada. Tudo isto por mim, por nós.

Jesus diz:

tudo estava terminando, a salvação estava próxima; vi os Céus se abrirem, cada anjo estava em pé e todos em silêncio, "Meu Pai, em Tuas mãos entrego o Meu Espírito, estou Contigo, agora"; (AVVD-09 de novembro de 1986)

lembra-te de que Minha Crucifxão durou horas; sofri muitas horas; todo Meu sangue foi derramado; (AVVD-10 de abril de 1987)

derramei Meu Sangue para que vossos pecados possam ser Nele imersos e para que possais ser purificados; banhei-vos nas torrentes de Meu Sangue para vencer o mal e libertar-vos; (AVVD-19 de fevereiro de 1987)

todos vós Me pertenceis, igualmente, e não vos daria novamente Minha Vida, se Dela necessitásseis? (Essas palavras foram pronunciadas com muita expressão, pois saíram de Seu Divino Coração) (AVVD-19 de novembro de 1992)

Oração:

Pai, ó Abba! ofereço-Vos minha vontade, ofereço-Vos minha vida, entrego-me, Pai Justo, se for de Vossa Vontade, tornai-me digna para que possais fazer uso de mim, fazei-me, inteiramente, uma vítima de Vossos ardentes desejos, fazei conforme deseja Vosso Coração; amém; (AVVD-25 de janeiro de 1988)

Décima Terceira Estação. Jesus é retirado da Cruz.

- Mt 27,59; Mc 15,46; Lc 23,53; Jo 19,39


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-16

Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos retiraram o corpo de Jesus da cruz. Maria, sua mãe, o recebeu em seus braços.

Jesus diz:

viste em Minha Mãe Sua tristeza e, em Seus Braços, Meu Corpo Morto, traído, ferido, açoitado; é exatamente assim que se encontra Minha Igreja de hoje; Minha Mãe chora Lágrimas de Sangue sobre Ela, como chorou sobre Meu Corpo no Gólgota; mas, em pouco tempo, Ela será renovada, transfigurada e ressuscitada como Eu, o Senhor, Ressuscitei; (AVVD-16 de agosto de 1988)

Oração:

Vassula diz:

Concedei, ó Mãe Celeste, as Graças de Deus sobre todos nós, tão indignos, para sermos capazes de pedir sinceramente a Deus perdão pelos nossos pecados e pelos pecados dos outros. Concedei-nos o inestimável tesouro da amizade íntima de Deus, e o mais nobre tesouro da divindade, que é a proximidade a Deus: Deus oferecendo Seu Coração a todos nós; Amém. (AVVD-25 de abril de 1999)

Décima Quarta Estação. Jesus é colocado no sepulcro.

- Mt 27,60; Mc 15,46; Lc 23,53; Jo 19,41-42


Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

viasacra-17

Num pequeno cortejo, Jesus é levado até o Sepulcro.

Jesus diz:

Meu filho, compreendeste plenamente Minha Paixão? Eu sou Aquele que te libertará da Morte; (AVVD-10 de março de 1990)

quero ressuscitar-vos de vossas sepulturas e conduzir-vos de volta ao vosso domínio: Meu Sagrado Coração; (AVVD-10 de abril de 1990)

tivesse Eu de voltar apenas por tua causa para redimir-te, sem a menor hesitação Eu viria e repetiria Minha Paixão, somente por tua causa! acreditas em Mim agora quando te digo que um homem não tem maior amor do que dar sua vida por seus amigos? (AVVD-22 de outubro de 1990)

Oração:

Vassula diz:

Santo, minha alma anseia por Vosso Sagrado Coração, felizes os que vivem em Vosso Sagrado Coração e podem adorar-Vos o dia todo; felizes aqueles que de Vós recebem graças; chamai, de novo, à vida todos que ainda jazem mortos, para que se alegrem em Vós, mostrai-lhes Vosso Amor, mostrai-lhes Vosso Sagrado Coração, para que cantem um Novo Hino de Amor para Vós. (AVVD-19 de julho de 1989)

­