AVVD - logo

A Verdadeira Vida em Deus
12a Peregrinação Ecumênica - Grécia

Xeique Mohamad Ali El-Hajj Ali Al-Amili
Diretor do Seminário do Imã As-Sajjad, Beirute
"O amor em Deus é o caminho mais curto para a unidade humana"


Falar de amor divino significa que entramos na essência da religião e em suas profundas dimensões espirituais. O "amor" é a meta dos ensinamentos de todas as religiões celestes, resumidos pela expressão islâmica: "A religião é algo além de amor?!" A expressão na verdade determinou a definição de religião e limitou-a apenas ao amor.

E não é melhor do que as palavras de Jesus -que a paz esteja com ele: "Amai vossos inimigos, abençoai os que vos amaldiçoam, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos ofendem." Este dizer representa o auge da ascese moral.

São os mesmos ensinamentos, apesar de suas várias fontes e contextos.

O amor na era da globalização

No nosso mundo atual, precisamos falar muito sobre a alma, o amor, Deus e a religião; uma conversa que deve corresponder a todas as conquistas do mundo moderno.

Talvez o papel que devemos desenvolver no âmbito da iniciativa da "Associação A Verdadeira Vida em Deus" seja acompanhar a era do desenvolvimento material através do desenvolvimento espiritual, sem nos distrairmos com questões de menor valor e importância. Organizar nossas prioridades nos leva a colocar esta questão como a prioridade máxima, e essa é uma grande responsabilidade que pode ser assumida pelo grupo da “A Verdadeira Vida em Deus”; e todos nós estamos a serviço dela, princialmente a pregadora de Deus, a viajante ao redor o mundo (Vassula Ryden), a quem somos devedores por seus tremendos esforços rumo a um mundo de paz, prosperidade e amor.

Irmã Vassula;

Embora eu seja um pregador de Deus do modo islâmico, não posso deixar de insistir que avance em seus projetos criativos e maravilhosos, o que me lembra o dizer do mensageiro de Alá, "Maomé": "as melhores pessoas são aquelas que são mais úteis para os demais". Se a defino como uma das melhores pessoas, é por considerá-la uma das pessoas mais úteis para as demais.

Vassula, podemos ser cativados por alguns conceitos de nossa religião, ou alguns de nossos hábitos herdados, ou algumas das limitações de nossa sociedade, mas você vive no meio do Espírito, do amor, de Deus e de Cristo. Aspiramos a que você intensifique seus esforços, não porque somos incapazes, mas porque nosso planeta precisa de esforços como o seu.

Prezados Senhoras e Senhores,

Tenham certeza de que uma das pragas da era moderna que vamos enfrentar, ou que já estamos enfrentando, é uma espécie de sobreposição entre todas as culturas religiosas, sociais, culturais e políticas... O ser humano, em nossa época, já não se satisfaz mais apenas com uma cultura herdada; muito do que está sendo proposto não consegue satisfazer seus desejos e ambições, e devemos estar à altura dos desenvolvimentos. Se devo sugerir uma visão do trabalho da "Verdadeira Vida em Deus", considero que seu papel está no seguinte:

A- Este grupo pode ser um oásis que busca conciliar os dois lados: o material e o espiritual. Muitas sociedades estão testemunhando apenas desenvolvimento material, e algumas sociedades estão testemunhando progresso espiritual sem ser acompanhado por nenhum desenvolvimento material. A separação entre os dois lados ainda é profunda.

B - A Verdadeira Vida em Deus deveria desempenhar um papel mais abrangente entre as religiões, como desempenhou um grande papel entre os grupos religiosos cristãos... Nesta tarefa, podemos ajudar com todos os nossos esforços.

C- Como um de nossos - e seus - objetivos mais importantes são a “paz” e o “amor”, podemos partir desses dois conceitos como base intelectual para todos os nossos movimentos, especialmente nas sociedades onde estão ausentes.

Finalmente,

Nossa peregrinação é um dever, uma responsabilidade e uma oportunidade.

Um dever de encontrar-nos enquanto diferentes nos aspectos religioso, regional e cultural...

Uma responsabilidade de difundir nossa maneira de pensar por todo o mundo.

E uma oportunidade de servir a Deus e à humanidade; também devemos tirar proveito dessa preciosa oportunidade.

Estamos fazendo história para a humanidade com nossos passos, traçando os marcos de uma era religiosa que tomará forma em um futuro próximo. É uma responsabilidade que Vassula divulgou, e ela será imortalizada na história. Deus também a recompensará, assim como Cristo, Maomé, Moisés e todos os justos, santos e mártires.

Sheikh Mohamad Ali El-Hajj Ali Al-Amili

 

 

Para mais informações, favor visitar site oficial, em inglês:

- Texto original: Sheik Mohamad - O amor a Deus...

- Sobre a Peregrinação: Greece 2019 – “Discovering the Country of Saints”